Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte de Eduardo Coutinho
ETD - Educação Temática Digital
Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte de Eduardo Coutinho
Autor Correspondente: Giovana Scareli | [email protected]
Palavras-chave: educação, cinema, santo forte
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente trabalho traz um recorte sobre o filme Santo Forte,
do diretor Eduardo Coutinho e procura desenvolver
principalmente dois temas: a construção fÃlmica, trabalhando
com a linguagem cinematográfica e o que isto implica nas
escolhas que são feitas pelo diretor do filme; e algumas
possibilidades de pensar a educação a partir de filmes ou com
os filmes. Dessa forma, apresentamos a personagem D.
Thereza, escolhida por ter mais tempo de filme e também por a
considerarmos como um dos melhores exemplos para pensar na
evolução de uma personagem, da sua capacidade de fabulação e
transformação no filme, auxiliada pelo diretor em vários
aspectos: tempo, forma de fazer as perguntas, movimento de
câmera, etc. Após a exposição sobre a construção fÃlmica da
personagem, podemos fazer várias considerações sobre
educação, ao pensar nessa possibilidade de reflexão e
transformação que os espectadores também podem sofrer diante
de um filme, no encontro com uma outra cultura ou no
momento que consegue se ver no outro.
Resumo Espanhol:
El artÃculo presenta una análisis del filme Santo Forte del
director Eduardo Coutinho, buscando desarrollar dos temas
principales: la construcción fÃlmica, trabajando con la lenguaje
cinematográfica y sus implicaciones en las decisiones que el
director hace y algunas posibilidades de reflejar acerca de la
educación a partir de las pelÃculas y con las pelÃculas. De esta
forma, presentamos la personaje D.Thereza, elegida por pasar
más tiempo en la escena y también por la dan como uno de los
mejores ejemplos para pensar en la evolución de un personaje,
su capacidad de fabulação y su transformación en el film, con la
ayuda del director en varios aspectos: tiempo, forma de hacer
preguntas, movimiento de cámara etc. Después de la exposición
acerca del personaje e su construcción fÃlmica, podemos hacer
muchas consideraciones sobre la educación, al reflotar en esta
posibilidad de reflotación y transformación que los espectadores
también pueden sufrir delante de un filme, en el encuentro con
otra cultura o en un momento que no consigue se mirar en otro.