Neste artigo refletimos sobre a construção do conhecimento na perspectiva de Gérard Fourez, epistemólogo belga, estudioso de questões relativas à Epistemologia, à Ética e à Filosofia da Educação. Nosso objetivo é compreender o posicionamento epistemológico do autor e como este se relaciona com a Educação em Ciências. O percurso metodológico que assumimos diz respeito à leitura e nossas reflexões relativas à parte da obra de Fourez, além de indicarmos contribuições para o Ensino de Ciências por meio de processos de tomadas de decisão possibilitadas pela alfabetização científica e tecnológica como objetivo da epistemologia aqui apresentada. De acordo com as obras lidas, corroboramos que a visão epistemológica de Fourez se estrutura em torno da perspectiva socioconstrutivista ao considerar os saberes construídos culturalmente; dessa forma, ambos, conhecimento científico e conhecimento popular são legitimados nos processos epistemológicos. Por fim, compreendemos que a Ciência, na visão do autor, se revela como uma construção sócio-histórica feita por humanos e para humanos; dessa forma é dinâmica, localizada contextualmente e é parte inerente da vida de grupos humanos.
In this paper we reflect on the construction of knowledge from the perspective of Gérard Fourez, a Belgian epistemologist, who studies issues related to Epistemology, Ethics and Philosophy of Education. Our goal is to understand the author's epistemological position and how it relates to science education. The methodological path we have taken is related to reading and our reflections on part of Fourez's work, in addition to indicating contributions to science teaching through decision-making processes made possible by scientific and technological literacy as an objective of the epistemology presented here. According to the works read, we corroborate that Fourez's epistemological vision is structured around the socio-constructivist perspective when considering culturally constructed knowledge; in this way, both scientific knowledge and popular knowledge are legitimized in epistemological processes. Finally, we understand that science, in the author's view, reveals itself as a socio-historical construction made by humans and for humans; thus, it is dynamic, contextually located and an inherent part of the life of human groups.