Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora: os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura

Texto Livre

Endereço:
Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Campus da Pampulha, Av. Antônio Carlos, 6627 - Laboratório SEMIOTEC (Gabinete 3097) - Pampulha
Belo Horizonte / MG
31270-901
Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/
Telefone: (31) 0340-9608
ISSN: 19833652
Editor Chefe: Ana Cristina Fricke Matte, Daniervelin Pereira
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Contrastes entre a crítica literária especializada e amadora: os booktubers e os discursos sobre o livro e a leitura

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: D. Vizibeli
Autor Correspondente: D. Vizibeli | [email protected]

Palavras-chave: discurso; leitura; livros; crítica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem por objetivo descrever, pautado na Análise do Discurso francesa e na História Cultural, as práticas discursivas da representação contemporânea do leitor por meio de algumas reflexões sobre a crítica especializada e a amadora. Utiliza-se como recorte do corpus uma notícia veiculada no portal de entretenimento do UOL, intitulada “Mercado literário: Os booktubers vão substituir os críticos especializados?”, assinada por Rodrigo Casarin. Procura-se elencar e compreender as formações discursivas sobre o leitor comum e o leitor profissional, este entendido como a crítica literária profissional que se serve de uma leitura institucionalizada. Questiona-se: por que a crítica literária formal se reveste de prestígio, mas quando se quer vender as obras e movimentar o mercado editorial é preciso, na atualidade, promover o comentário amador? Quais os limites entre o leitor comum e o crítico especializado? Por que postar um vídeo na internet gera capital social para aquele que se denomina leitor voraz e aproxima leitores e escritores? Em termos de linguagem, o que se diz sobre a leitura na época da cibercultura? Para dar conta dessas indagações são utilizadas as reflexões teóricas encontradas nas obras de Orlandi (2012), Foucault (2010) e Chartier (1998, 2010).