CONTRATO DE INVESTIMENTO EM STARTUP PELA ÓTICA DA TEORIA DA AGÊNCIA: ANÁLISE DE CLÁUSULAS E A RELAÇÃO COM OS CONFLITOS DE AGÊNCIA - RT 976/fev.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

CONTRATO DE INVESTIMENTO EM STARTUP PELA ÓTICA DA TEORIA DA AGÊNCIA: ANÁLISE DE CLÁUSULAS E A RELAÇÃO COM OS CONFLITOS DE AGÊNCIA - RT 976/fev.

Ano: 2017 | Volume: 106 | Número: Especial
Autores: G. T. Coelho, H. C. Camargo, R. O. Rigão
Autor Correspondente: G. T. Coelho, H. C. Camargo, R. O. Rigão | [email protected]

Palavras-chave: startup, investimento, contrato, investidor, anjo, teoria da agência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo objetiva analisar o investimento inicial em novos empreendimentos que têm na inovação e na incerteza o mote central e são chamadas Startups. O trabalho destina-se a apresentar quais os principais tipos de estruturação de investimento em Startup são utilizados no Brasil. Ao estudar o contrato propriamente dito, abordam-se os problemas relacionados com a teoria da agência, intríseca na moderna teoria econômica do direito e do contrato, da qual o risco moral e a seleção adversa gerados pela assimetria de informação fazem parte. Por último, demonstram-se exemplos de cláusulas contratuais que podem ser usadas para mitigar alguns dos conflitos de agência, concluindo sobre a eficácia do contrato nesse tipo de investimento.