CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA, IMAGINAÇÃO E ARTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Educação E Filosofia

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ISSN: 1026801
Editor Chefe: Marcio Chaves-Tannús
Início Publicação: 30/06/1986
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA, IMAGINAÇÃO E ARTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Ano: 2011 | Volume: 25 | Número: 50
Autores: Célia Maria de Castro; Marcel Mano; Sueli Ferreira
Autor Correspondente: Célia Maria de Castro; Marcel Mano; Sueli Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Formação docente, Formação estética, Currículo, Cultura, Imaginação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho refletimos acerca das relações entre cultura, imaginação,
arte e formação docente. Ao compreender o currículo escolar como artefato
sociocultural, inferimos que as diferentes práticas culturais vivenciadas
pelos professores fora da escola também constituem os saberes docentes.
Nesta perspectiva, enfocamos resultados de pesquisas que discutem hábitos
e frequência de professores da educação básica relacionados a espaços
expositivos de artes visuais, espetáculos de dança e teatro, concertos
e cinema, e os fatores (materiais e imateriais) que dificultam a precária
inserção de docentes no circuito organizado da arte. Sem a pretensão de
indicarmos soluções para temáticas tão complexas, apontamos a formação
estética como fundamental à prática pedagógica e propomos uma reflexão
sobre questões ainda pouco exploradas nos estudos sobre formação de
professores para a educação básica.



Resumo Inglês:

In this paper we reflect on the relationships among culture, imagination,
art and educational formation. Understanding the school curriculum
as a sociocultural artifact, we infer that the different cultural practices
experienced by the teachers out of the school environment also constitute
educational knowledge. From this perspective, we focus on results of
researches that discuss the habits and the frequency to which teachers of
basic education get exposed to visual art exhibitions, dance shows, theater,
concerts and movies, and the factors (material and non-material) that hinder
the precarious insertion of teachers in the organized circuit of the arts.
Without the pretension of indicating solutions for such complex themes,
we are pointing out aesthetic formation as fundamental to the pedagogical
practice, and we propose a reflection on subjects still little explored in the
studies about teachers’ formation for the basic education.