CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Revista Espaço do Currículo

Endereço:
Via Expressa Padre Zé - S/N - Cidade Universitária
João Pessoa / PB
58900-000
Site: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec
Telefone: (83) 3043-3170
ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 3
Autores: Katyuscia Sosnowski
Autor Correspondente: Katyuscia Sosnowski | [email protected]

Palavras-chave: Videocarta. Autoria. Enunciado. Relações dialógicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo se sustenta na teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin para refletir sobre as relações dialógicas em uma experiência na formação de professores de arte que se propõe colaborativa. Na intenção de contribuir com o observatório de formação de professores de arte apresento nesse estudo uma reflexãosobre a potência dos enunciados na linguagem videográfica. Os dados discutidos são de uma pesquisa realizada com estudantes de licenciatura em artes visuais de uma universidade brasileira e uma estadunidense, com vistas a identificar como ocorrem os processos de autoria emexperiências de formação colaborativas e a distância não previstas no currículo. À luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética, a qual pressupõe uma escuta ética e responsiva, atentamo-nos aos enunciados produzidos em vídeo por esses dois grupos de sujeitos participantes de um projeto de extensão. Os dados foram coletados a partir de videocartas legendadas e discussões em um ambiente virtual de aprendizagem. A partir das análises, é possível inferir que os enunciados das videocartas foram construídos a partir de múltiplas vozes nos dois contextos (brasileiro e estadunidense) conectando e movimentando os elos da cadeia dialógica. Promovendo ressonâncias no diálogo dos sujeitos e produzindo sentido entre eles. Há de se considerar também o impacto desse projeto no currículo de ambos os cursos, no que tange a curricularização da extensão e nos programas de licenciaturas internacionais.



Resumo Inglês:

This study is based on Mikhail Bakhtin's dialogism theory to reflect on the dialogic relations in an experience in the formation of art teachers that proposes collaborative. In order to contribute to the art teacher training observatory, I present in this study a reflection on the powerof the statements in videographic language. The data discussed are from a research carried out with undergraduate students in visual arts from a Brazilian university and an American university, in order to identify how authorship processes occur in collaborative training experiences and distance not foreseen in the curriculum. In the light of a ethico-aesthetic theoretical / methodological perspective, which presupposes an ethical and responsive listening, we consider the utterances produced in video by these two groups of subjects participating in an extension project. Data were collected from subtitled videocards and discussions in a virtual learning environment. From the analysis, it is possible to infer that the statements of the videocards were constructed from multiple voices in the two contexts (Brazilian and North American) connecting and moving the links of the dialogical chain. Promoting resonances in the dialogue of the subjects and producing meaning between them. It is also necessary to consider the impact of this project on the curricula of both courses, regarding the curricularisation of extension and in the international degree programs.



Resumo Espanhol:

Este estudio se basa en la teoría del diálogo de Mikhail Bakhtin para reflexionar sobre las relaciones dialógicas en una experiencia en la formación de maestros de arte que propone ser colaborativa. Con la intención de contribuir al observatorio de formación de docentes de arte, presento en este estudio una reflexión sobre el poder de las expresiones en el lenguaje videográfico. Los datos discutidos provienen de una investigación realizada con estudiantes universitarios de artes visuales de una universidad brasileña y una estadounidense, con el fin de identificar cómo ocurren los procesos de autoría en experiencias de aprendizaje colaborativo y a distancia no previstas en el plan de estudios. A la luz de una perspectiva teórico / metodológica ético-estética, que presupone una escucha ética y receptiva, prestamos atención a las declaraciones producidas en video por estos dos grupos de sujetos que participan en un proyecto de extensión. Los datos se recopilaron de tarjetas de video subtituladas y debates en un entorno de aprendizaje virtual. A partir del análisis, es posible inferir que las declaraciones de las tarjetas de video fueron construidas a partir de múltiples voces en ambos contextos (brasileño y estadounidense) conectando y moviendo los enlaces en la cadena dialógica. Promover resonancias en el diálogo de los sujetos y producir significado entre ellos. También debemos considerar el impacto de este proyecto en el plan de estudios de ambos cursos, con respecto al plan de estudios de extensión y en los programas de grado internacional.