Este trabalho tem o objetivo de refletir a potência em se desenvolver uma perspectiva decolonial para se pensar as manifestações urbanas da cena musical de Will Straw e contribuir, desta forma, para os estudos de Comunicação e Música, bem como, para o campo da Educação. Para isso, tomamos como ponto de partida o Valhalla Rock Bar da cidade de Mossoró-RN. Observamos assim a possibilidade de ampliarmos a epistemologia, o campo de análise e de reflexão ao incluirmos elementos da cosmologia negra e, assim, não restringirmo-nos às epistemologias eurocentradas e norte-americanas. Desta forma, diferentemente de outras análises de cena musical global, pudemos identificar características e peculiaridades endógenas, bem como, possibilitamos aberturas para se pensar outras manifestações culturais e outros perfis identitários, que não sejam restritos à cultura masculina e branca tão comum a bares como o Valhalla.
This work aims to reflect the power to develop a decolonial perspective to think about the urban manifestations of the music scene by Will Straw and thus contribute to the studies of Communication and Music, as well as to the field of education. For this, we take as a starting point the Valhalla Rock Bar of the city of Mossoró-RN. We thus observe the possibility of extending epistemology, the field of analysis and reflection by including elements of black cosmology and thus not restricting ourselves to Eurocentric and North American epistemologies. Thus, unlike other analyzes of the global music scene, we were able to identify endogenous characteristics and peculiarities, as well as allowing openings to think about other cultural manifestations and other identity profiles, which are not restricted to the male and white culture so common to bars like Valhalla.
Este trabajo tiene como objetivo reflejar el poder de desarrollar una perspectiva descolonial para pensar sobre las manifestaciones urbanas de la escena musical por Will Straw y contribuir así a los estudios de Comunicación y Música, así como a la campo de la educación Para ello, tomamos como punto de partida el Valhalla Rock Bar de la ciudad de Mossoró-RN. De este modo, observamos la posibilidad de extender la epistemología, el campo de análisis y la reflexión al incluir elementos de la cosmología negra y no limitarnos a las epistemologías eurocéntricas y norteamericanas. Por lo tanto, a diferencia de otros análisis de la escena musical global, pudimos identificar características y peculiaridades endógenas, así como permitir que las aperturas piensen en otras manifestaciones culturales y otros perfiles de identidad, que no están restringidos a la cultura masculina y blanca tan común en bares como Valhalla.