A CRÍTICA DE NORBERT ELIAS À DICOTOMIA ENTRE TEMPO FÍSICO E TEMPO SOCIAL

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ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

A CRÍTICA DE NORBERT ELIAS À DICOTOMIA ENTRE TEMPO FÍSICO E TEMPO SOCIAL

Ano: 2014 | Volume: 13 | Número: 25
Autores: Eugênio Rezende de Carvalho
Autor Correspondente: Eugênio Rezende de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Norbert Elias. Tempo. Tempo físico. Tempo social. Dicotomia filosófica e epistemológica. / Norbert Elias. Time. Physical time. Social time. Philosophical and epistemological dichotomy.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 Esse artigo constitui uma síntese de um estudo mais amplo sobre o conceito de tempo do sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990). Aborda especificamente sua crítica à dicotomia entre tempo físico e tempo social – uma divisão conceitual que, segundo esse autor, seria decorrente da antítese entre tempo objetivo e tempo subjetivo, gerada por sua vez no dualismo inerente às tradições filosóficas e epistemológicas do objetivismo e do subjetivismo. Esse texto explora, em suma, os fundamentos do conceito eliasiano de tempo – que integraria o que ele denominou de dimensão simbólica da consciência ou da experiência humanas –, enquanto uma proposta alternativa possível às conceituações dicotômicas, antitéticas e dualistas que têm tradicionalmente predominado nos estudos sobre o tempo empreendidos pelas diversas áreas do conhecimento.



Resumo Inglês:

This essay summarizes a broader study about the concept of time by the German sociologist Norbert Elias (1897-1990). It specifically addresses his critique of the dichotomy between physical time and social time – a conceptual division that, according to this author, would be the result of the antithesis between objective and subjective times which, in its turn, has been produced in the dualism inherent to the philosophical and epistemological traditions of objectivism and subjectivism. In short, this work examines the foundations of Elias’ concept of time – which would include what he called the symbolic dimension of consciousness or human experience –, as a possible alternative proposal to the dichotomous, antithetical, and dualistic conceptualizations that have traditionally prevailed in the studies undertaken about time by different areas of knowledge.