A criação da Congregação beneditina luso-brasileira no século XVI

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Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

A criação da Congregação beneditina luso-brasileira no século XVI

Ano: 2015 | Volume: 14 | Número: 27
Autores: D. Mauro Maia Fragoso, OSB
Autor Correspondente: D. Mauro Maia Fragoso, OSB | [email protected]

Palavras-chave: Monaquismo. Regra de São Bento. Poder. Reforma monástica. Portugal.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A vida monástica é uma organização social de índole filosófica ou religiosa que precede o cristianismo de pelo menos cinco séculos. Entre os séculos III e IV o monaquismo foi adotado pelos cristãos. Tal adoção implica na formação de uma rede contínua em busca da Verdade. Verdade essa procurada anteriormente pelos filósofos, revelada gradativamente pelos Profetas e manifestada em plenitude na Pessoa de Jesus. É seguindo os liames dessa rede que o presente ensaio está articulado na malha do monaquismo cristão, que se expande do Oriente aos confins da terra. Transcorridos cerca de quinze séculos desde a fundação dos primeiros mosteiros autóctones portucalenses, unificados ao longo do século XI pela adoção da Regra de São Bento, no decurso dos séculos seguintes, a espiritualidade monástica portuguesa entrou em processo de declínio que se agravou paulatinamente até o século XVI. No século XIV, outros mosteiros europeus que vivenciaram o mesmo processo de decadência deram início a restauração da vida beneditina. É nesse contexto de revitalização da observância claustral, coincidindo com a expansão marítima, que os mosteiros portugueses são agrupados em Congregação que se expande até à América.



Resumo Inglês:

: Monastic life is a social organization of philosophical or religious nature preceding Christianity in at least five centuries. Between the Third and Fourth centuries monasticism was adopted by the Christians. Such adoption implies the formation of a continuous network in search of Truth. A Truth previously sought by philosophers, revealed gradually through the Prophets and manifested in fullness in the Person of Jesus. By following the bonds of this network the present essay is articulated in the fabric of Christian monasticism, which expands from the East to the ends of the earth. After elapsing about fifteen centuries since the foundation of the first indigenous monasteries in Portugal, unified throughout the Eleventh century by adopting the Rule of St. Benedict, over the following centuries the Portuguese monastic spirituality met a decline that gradually worsened until the Sixteenth century. In the Fourteenth century, other European monasteries that experienced the same process of decay began the restoration of Benedictine life. It is within this context of the revitalization of cloistered compliance, coinciding with the maritime expansion, that the Portuguese monasteries are grouped into Congregation that expands to America.

Keywords: Monasticism. Rule of St. Benedict. Power. Monastic reform. Portugal.