Esse trabalho pretende discutir, a partir de dois filmes de temática queer, Tomboy e Ma vie en rose, como certas experiências com o corpo, o gênero e a sexualidade podem subverter a norma heterossexual e, com isso, ressignificar o próprio espaço da escola tão marcadamente preconceituoso e excludente. Para isso, o texto compõe-se de dois momentos: no primeiro deles, fazemos uma breve análise de como temos concebido a teorização queer, bem como de que maneira temos percebido suas potencialidades tanto teóricas como políticas no deslocamento da objetificação identitária dos corpos e dos gêneros; no segundo momento, tomamos a experiência cinematográfica para pensar como seria possível a constituição de vivências-afetivo-corporais capazes de deslocar o regime heteronormativo que institui os lugares do masculino e do feminino, bem como estabelecer os reflexos disso no campo escolar/educacional.
Discussing two movies inspired by queer thematics, Tomboy and Ma vie en rose, this article intends to analyze how certain experiences with the body, gender and sexuality may subvert the heterosexual norm and thus re-signify the schools’ social space, overtly pre-judgmental and excluding. The text is composed by two related moments: in the first one, we propose a short discussion centered on our understanding of queer theory and its political and theoretical potentialities. We think that queer theory is fundamental in questioning and displacing the identitarian objectification of bodies and genders. In the second moment, we discuss those movies in order to think the possibility of bodily-and-affective experiences which displace the heteronormative regime that institutes definite places for the masculine and the feminine. We also intend to point out what are the consequences of those previous analysis concerning the school and the educational field.
Este trabajo intenta discutir, a partir de películas de temática queer, Tomboy y Ma vie en Rose, como ciertas experiencias con el cuerpo, el género y la sexualidad pueden subvertir la norma heterosexual y, de esa manera, dar otro significado al propio espacio de la escuela, tan marcadamente prejuicioso y excluyente. Para eso, el texto se compone de dos momentos: en un primer momento, hacemos un breve análisis sobre cómo concebimos la teoría queer y sobre cómo hemos comprendido sus potencialidades teóricas y políticas en cuanto al desplazamiento de la objectificación identitária de cuerpos y géneros. En un segundo momento tomamos la experiencia cinematográfica para pensar como sería posible la constitución de vivencias-afectivo-corporales capaces de desplazar el régimen heteronormativo que instituye los lugares del masculino y del femenino, así como para establecer los reflejos de tal desplazamiento en el campo escolar/educativo.