CRIMINOLOGIA CULTURAL E PÓS-MODERNIDADE: O ESTUDO DA QUESTÃO CRIMINAL A PARTIR DE SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO

Boletim IBCCRIM

Endereço:
Rua Onze de Agosto - Centro -
São Paulo / SP
01018-010
Site: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes/pagina/2
Telefone: (11) 3111-1040
ISSN: 1676-3661
Editor Chefe: Fernando Gardinali
Início Publicação: 01/01/1993
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

CRIMINOLOGIA CULTURAL E PÓS-MODERNIDADE: O ESTUDO DA QUESTÃO CRIMINAL A PARTIR DE SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO

Ano: 2022 | Volume: Especial | Número: Especial
Autores: Martin Ramalho de Freitas Leão Rego
Autor Correspondente: Martin Ramalho de Freitas Leão Rego | [email protected]

Palavras-chave: Criminologia cultural - Pós-modernidade - Questão criminal – Representação - Apresentação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho se propõe a investigar as possibilidades de estudo da questão criminal a partir da criminologia cultural. Neste meio, realiza-se uma revisão de literatura para explorar as ideias de apresentação (mídias, redes sociais e demais meios de comunicação) e representação (arte, literatura, cinema e ficção). Problematiza-se como tais narrativas sobre o fenômeno crime na pós-modernidade se delimitam entre si, assim como os limites da verossimilhança de cada uma. Portanto, avalia-se como tais elementos culturais influem na percepção sobre a criminalidade no corpo social, buscando-se suprir as principais deficiências cognitivas das metodologias tradicionais da criminologia.



Resumo Inglês:

The present work proposes to investigate the possibilities of studying the criminal question based on cultural criminology. In this environment, a literature review is carried out to explore the ideas of presentation (media, social networks and other means of communication) and representation (art, literature, cinema and fiction). It discusses how such narratives about the crime phenomenon in post-modernity are delimited among themselves, as well as the limits of the likelihood of each one. Therefore, it is evaluated how such cultural elements influence the perception of criminality in the social body, seeking to supply the main cognitive deficiencies of traditional methodologies of criminology.