CULTURA JOVEM E INTERNET: MUDANÇAS NO APRENDER E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

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ISSN: 1984-154X
Editor Chefe: Isabel Martins
Início Publicação: 30/09/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Biologia geral

CULTURA JOVEM E INTERNET: MUDANÇAS NO APRENDER E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Bárbara Franco Vieira, Luciana Resende Allain
Autor Correspondente: Bárbara Franco Vieira | [email protected]

Palavras-chave: : Linguagem digital, Jogos online, Ensino de Biologia, Formação inicial de professores, Cultura jovem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho é fruto de um estudo realizado em 2010 junto ao Ensino Médio da escola parceira do PIBID Biologia/Unifal-MG, sobre a incorporação pela escola, de uma nova cultura jovem, marcada pelo uso intenso da internet e de outras linguagens midiáticas. Por meio da observação do contexto escolar e de um questionário sociocultural aplicado aos alunos, percebemos grande desinteresse destes quanto às aulas tradicionais de Biologia. Apuramos que os alunos encontram-se cercados de mídias, em especial a digital, fazendo uso desta para inúmeras finalidades. Detectamos também uma grande dificuldade entre os alunos em construir opiniões, argumentos e textos. Frente a este diagnóstico, buscamos fazer uso pedagógico da internet, por meio de um jogo veiculado em um site de relacionamentos. Como resultado obtivemos maior envolvimento dos alunos nas aulas, contextualização dos conceitos tratados em sala, aumento da curiosidade e da criticidade quanto às mensagens veiculadas pela mídia.



Resumo Inglês:

This paper is a study developed in 2010, at college
level, of the PIBID Biology Unifal-MG partner school on
the assimilation by the school, of a new youth culture,
marked by intense use of the Internet and other
media languages. By observing the school context
and examining a socio-cultural questionnaire applied
to the students, we realized a considerable lack if
interest on part of the students concerning the traditional
biology classes. We found that students are
surrounded by media, particularly digital, using this for
many purposes. We also detected a major difficulty
among students in constructing opinions, arguments
and texts. Faced with this diagnosis, we seek to make
educational use of the Internet, through a game aired
on a social networking site. As a result, we achieved
greater involvement of students in class, framing of
the concepts addressed in class, increased curiosity
and criticism by them regarding the messages
conveyed by the media.