CULTURA MATERIAL DA MANDIQUERA E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR DA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

CULTURA MATERIAL DA MANDIQUERA E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR DA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Ano: 2021 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Franciele de Almeida Magalhães; Rogerio Andrade Maciel
Autor Correspondente: Franciele de Almeida Magalhães | [email protected]

Palavras-chave: Cultura Material da Mandiquera. Currículo Cultural. Educação do Campo. Representações de Educação. Práticas Agroecológicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa a Cultura Material da Mandiquera e a proposição do Currículo Cultural para o contexto escolar das escolas do campo na Amazônia Bragantina, Estado do Pará. Metodologicamente, utilizou a abordagem da Nova História Cultural na observação dos artefatos culturais dos agricultores campesinos para a produção da Mandiquera. O uso de imagenseas entrevistas, permitiram a coleta de dados. A análise dos dados ocorreu pela organização sistemática da teia do conhecimento, proposta por Freire (1987); ea produção e a apropriação dos sujeitos sobre esses artefatos, nos estudos de Certeau (2014) e Chartier (1991). Foi verificado que a CulturaMaterial da Mandiquera, enquanto tema gerador, constitui-sepor quatro eixos temáticos,unidos aos seguintes artefatos culturais: “(Mandiocaba); (o uso de caititu), (ralador), (motor elétrico), (colher de pau), (panelão de alumínio); (pano e peneira); (escova felpuda, vasilhames plásticos e de alumínio)”. Além disso, foram identificados que a associação desses eixos gera sentidos sobre as “Práticas Agroecológicas e Alimentação Camponesa”, sendoque a cultura material da Mandiquera é orientadora de matrizesorganizadorasecurrículos culturais, onde o diálogo dos educadores das escolas do campo com as práticas produtivas dos agricultores camponeses servempara registrar e visibilizar os artefatos como uma estratégia de política pública educacional, legitimando-os, enquanto patrimônios históricos da Amazônia Bragantina, do Brasil e do Mundo.



Resumo Inglês:

 

This article analyzes the Material Culture of Mandiquera and the proposition of the Cultural Curriculum for the school context of rural schools in the Amazon Bragantina, State of Pará. Methodologically, it used the New Cultural History approach in the observation of the cultural artifacts of peasant farmers for production of Mandiquera. The use of images and interviews, allowed data collection. Data analysis took place through the systematic organization of the web of knowledge, proposed by Freire (1987); and the production and appropriation of subjects about these artifacts, in the studies of Certeau (2014) and Chartier (1991). It was verified that the Material Culture of Mandiquera, as a generating theme, consists of four thematic axes, together with the following cultural artifacts: “(Mandiocaba); (the use of caititu), (grater), (electric motor), (wooden spoon), (aluminum pan); (cloth and sieve); (shaggy brush, plastic and aluminum containers) ”. In addition, it was identified that the association of theseaxes generates meanings about “Agroecological Practices and Peasant Food”, and the material culture of Mandiquera is the guide for organizing matrixes and cultural curricula, where the dialogue between educators in rural schools and practices productive activities of peasant farmers serve to register and make artifacts visible as an educational public policy strategy, legitimizing them, as historical heritage of the Bragantina Amazon, Brazil and the World.



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza la Cultura Material de Mandiquera y la propuesta del Currículo Cultural para el contexto escolar delas escuelas rurales de la Amazonia Bragantina, Estado de Pará. Metodológicamente, utilizó el enfoque de la Nueva Historia Cultural en la observación de los artefactos culturales de los campesinos. para producción de Mandiquera. El uso de imágenes y entrevistas permitió la recolección de datos. El análisis de datos se realizó a través de la organización sistemática de la red del conocimiento, propuesta por Freire (1987); y la producción y apropiación de sujetos sobre estos artefactos, en los estudios de Certeau (2014) y Chartier (1991). Se constató que la Cultura Material de Mandiquera, como tema generador, consta de cuatro ejes temáticos, vinculados a los siguientes artefactos culturales: “(Mandiocaba); (el uso de caititu), (rallador), (motor eléctrico), (cuchara de madera), (recipiente de aluminio); (paño y colador); (cepillo peludo, recipientes de plástico y aluminio) ”. Además, se identificó que la asociación de estos ejes genera significados sobre las “Prácticas Agroecológicas y Alimentación Campesina”,y la cultura material de Mandiquera es la guía para la organización de matrices y currículos culturales, donde el diálogo entre educadores en escuelas rurales y prácticas productivas. Las actividades de los campesinos sirven para registrar y visibilizar los artefactos como estrategia de política pública educativa, legitimándolos, como patrimonio histórico de la Amazonia Bragantina, Brasil y el Mundo.