CURRÍCULO COMO JAZZ: pressupostos, perspectivas e fronteiras de/para uma jam session inclusiva e interdisciplinar

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

CURRÍCULO COMO JAZZ: pressupostos, perspectivas e fronteiras de/para uma jam session inclusiva e interdisciplinar

Ano: 2021 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Maristela Mosca
Autor Correspondente: Maristela Mosca | [email protected]

Palavras-chave: Currículo como Jazz. Educação Musical. Inclusão. Interdisciplinaridade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto tem como objetivo apresentar dialogicamente o constructo Currículo como Jazz, seus pressupostos e implicações metodológicas no ensino de músicaem uma escola básica. Recorte de nossa investigação de doutoramento em Ciências da Educação –Especialidade Desenvolvimento Curricular, o texto, que se aporta em uma revisão bibliográfica, em interlocução com os processos investigativos, pretende inici-almente aproximar as concepções teórico-metodológicas dos conceitos de Música, Educação Musical, Inclusão e Interdisciplinaridade, propondo movimentos de conver-sação e improvisação, permitindo, dessa forma, a volta ao tema Currículo como Jazz para, assim, configurar um perfil pedagógico-musical inclusivo e interdisciplinar. Nessa narrativa curricular, acolhemos a metáfora do Currículo como Jazz, propondo uma narrativa com a Jam Session, bem como compartilhando nossas maneiras de dar sen-tido a Educação Musical e as possibilidades de desenhos curriculares que abarquem a conversação e improvisação. Nesse sentido, acolhemos uma Jam Session que envolva os sentidos de diálogo, trabalho coletivo, autoaprendizagem e igualdade de oportuni-dades, que valorize a tomada de decisões, a autonomia e a reflexão, e que articule, dessa forma, a inclusão e a interdisciplinaridade. Dessa forma, compreendemos a Jam Session como experiência coletiva, um espaço de aprendizagem social a partir do culti-vo da individualidade musical. Nesse movimento, o ensino de Música se compõe em uma comunidade de aprendizagem recíproca, que se (re)descobre e (re)escreve a cada momento, no movimento performático de um Currículo como Jazz.



Resumo Inglês:

The present text aims to present dialogically the construct Curriculum as Jazz, its assumptions and methodological implications in the teaching of music in a primary school. Part of our doctoral research in Education Sciences -Curriculum Development Specialty, this work, which is based in a bibliographical review, in interlocution with the investigative processes, intends initially to approach the theoretical-methodological conceptions of the definitions of Music, Musical Education, Inclusion and Interdisciplinarity, proposing movements of conversation and improvisation, thus allowing the return to the theme Curriculumas Jazz to set up an inclusive and interdisciplinary pedagogical-musical profile. In this curricular narrative, we welcome the metaphor of the Curriculum as Jazz, proposing a narrative with the Jam Session, as well as sharing our ways of giving meaning toMusic Education and the possibilities of curricular designs that encompass conversation and improvisation. In this sense, we welcome a Jam Session that involves the senses of dialogue, collective work, self-learning and equal opportunities, that values decision making, autonomy and reflection, and articulates, in this way, inclusion and interdisciplinarity. In this way, we understand the Jam Session as a collective experience, a space of social learning based on the cultivation of musical individuality. Inthis movement, the teaching of Music is composed in a community of reciprocal learning, which is (re) discovered and (re) written at every moment, in the performance movement of a Curriculum as Jazz.



Resumo Espanhol:

El presente texto tiene como objetivo presentar dialógicamente el constructo Currículo como Jazz, sus presupuestos e implicaciones metodológicas en la enseñanza de música en una escuela básica. El texto, que se aporta en una revisión bibliográfica, en interlocución con los procesos investigativos, pretende inicialmente aproximar las concepciones teórico-metodológicas de los conceptos de Música, Educación Musical, Inclusión de la investigación de doctorado en Ciencias de laEducación -Especialidad Desarrollo Curricular, y Interdisciplinariedad, proponiendo movimientos de conversación e improvisación, permitiendo de esa forma la vuelta al tema Currículo como Jazz para así configurar un perfil pedagógico-musical inclusivo e interdisciplinario. En esta narrativa curricular, acogemos la metáfora del Currículo como Jazz, proponiendo una narrativa con Jam Session, así como compartiendo nuestras maneras de dar sentido a la Educación Musical y las posibilidades de dibujos curriculares que abarquen la conversación e improvisación. En este sentido, acogemos una Jam Session que involucra los sentidos de diálogo, trabajo colectivo, autoaprendizaje e igualdad de oportunidades, que valore la toma de decisiones, la autonomía y la reflexión,y que articule de esa forma la inclusión y la interdisciplinaridad. De esta forma, comprendemos a Jam Session como experiencia colectiva, un espacio de aprendizaje social a partir del cultivo de la individualidad musical. En ese movimiento, la enseñanza de Música se compone en una comunidad de aprendizaje recíproca, que si (re) descubre y (re) escribe en cada momento, en el movimiento performático de un Currículo como Jazz.