Resumo Português:
O currículo tornou-se um instrumento que possibilita às instituições formativas ter sua elaboração frente a narrativas e identidades de seus atores. O artigo tem como objetivo dialogar sobre a relação entre o currículo e a decolonialidade do ser e saber nos processos formativos, de modo a explicitar uma concepção de currículo que seja capaz de evocar, em suas práticas e metodologias, identidades, narrativas e conhecimentos dos atores no processo de formação, mostrando como é possível um currículo agregar as identidades culturais em sua concepção. Assim, é imprescindível explicitar quais são as concepções norteadoras da decolonialidade para o currículo e os processos formativos, considerando-se os aspectos sociais e culturais, e apontar suas condições de possibilidades.
Resumo Inglês:
The curriculum has become an instrument that allows training institutions to have their elaboration in front of the narratives and identities of their actors. The article aims to discuss the relationship between the curriculum and the decoloniality of being and knowledge in training processes, in order to make explicit a concept of curriculum that is capable of evoking, in its practices and methodologies, the identities, narratives and knowledge of actors in the training process, showing how it is possible for a curriculum to aggregate cultural identities in its conception. Thus, it is essential to explain what are the guiding concepts of decoloniality for the curriculum and training processes, considering the social and cultural aspects, and to point out their conditions of possibilities.
Resumo Francês:
Le curriculum est devenu un instrument qui permet aux établissements de formation d'avoir leur élaboration devant les récits et les identités de leurs acteurs. L'article vise à discuter de la relation entre le curriculum et la décolonialité de l'être et des connaissances dans les processus de formation, afin d'expliciter un concept de curriculum capable d'évoquer, dans ses pratiques et méthodologies, les identités, les récits et les connaissances acteurs du processus de formation, montrant comment il est possible pour un curriculum d'agréger des identités culturelles dans sa conception. Il est essentiel d'expliquer quels sont les concepts directeurs de la décolonialité pour les programmes et les processus de formation, en tenant compte des aspects sociaux et culturels.