Pensar o reencantamento do mundo e a relevância das criações curriculares cotidianas nesse processo exige recorrermos ao fenômeno e ao processo de desencantamento do mundo de modo a poder tecer uma reflexão que aborde diferentes aspectos do debate, inserindo-os no debate curricular. Assim sendo, este artigo recorre ao pensamento weberiano sobre o desencantamento produzido na e pela racionalidade moderna e ao diálogo deste com algumas das formulações de possibilidades do reencantamento. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, percorrem-se as diferentes contribuições para a reflexão sobre este, de Morin e Prigogine com a compreensão do reencantamento pela renovação da ciência, a Krenak e Gudynas, que preconizam uma nova relação com a natureza, e a Maffesoli e sua compreensão da renovação das sociabilidades e recurso às tecnologias como reencantamentos em curso. Importante ressaltar a contribuição de Boaventura de Sousa Santos, tanto pela relação que estabelece entre o reencantamento do mundo e a vida cotidiana – fundamental para pensar as criações curriculares – quanto por sua abordagem mais ampla, que dialoga com todas as já referidas, e com o campo do currículo. Em sua parte final, com base nas diferentes contribuições elencadas, o texto examina brevemente algumas criações curriculares narradas em trabalhos acadêmicos no campo da pesquisa com os cotidianos das escolas, nas quais se podem encontrar contribuições à reflexão sobre o tema, bem como iniciativas relevantes de contribuição possível das escolas e daquilo que nelas se cria para o reencantamento do mundo.
Thinking about the re-enchantment of the world and the relevance of everyday curricular creations in this process requires resorting to the phenomenon and process of disenchantment of the world in order to be able to weave a reflection that addresses different aspects of the debate, inserting them intothe curricular debate. Therefore, this article resorts to Weber's thinking about the disenchantment produced in and by modern rationality and its dialogue with some of the formulations of possibilities of reenchantment. Through extensive bibliographical research, the different contributions to the reflection on this subject are covered, from Morin and Prigogine with their understanding of the re-enchantment by the renewal of science, to Krenak and Gudynas, who advocate a new relationship with nature, and to Maffesoli and his understanding of the renewal of sociabilities and the use of technologies as ongoing re-enchantments. It is important to emphasize the contribution of Boaventura de Sousa Santos, for the relationship he establishes between the re-enchantment of the world and everyday life –fundamental for thinking about curricular creations –and for his broader approach, which dialogues with all those already mentioned, and with the field of the curriculum. In its final part, based on the different contributions listed, the text briefly examines some curricular creations narrated in academic works in the field of research with everyday schools life, in which contributions to reflection on the theme can be found, as well as relevant initiatives of possible contribution of schools for the re-enchantment of the world.
Pensar el reencantamiento del mundo y la relevancia de las creaciones curriculares cotidianas en este proceso requiere acudir al fenómeno y proceso de desencantamiento del mundo para poder tejer una reflexión que aborde distintos aspectos del debate, insertándolos en el debate curricular. Por ello, este artículo recurre al pensamiento de Weber sobre el desencanto producido por la racionalidad moderna y su diálogo con algunas de las formulaciones de posibilidades de reencantamiento. Enuna extensa investigación bibliográfica se recorren a las aportaciones a la reflexión sobre este tema, desde Morin y Prigogine con la comprensión del reencantamiento por la renovación de la ciencia, hasta Krenak y Gudynas, que abogan por una nueva relación con la naturaleza, y hasta Maffesoli y su comprensión de la renovación de las sociabilidades y el uso de las tecnologías como reencantamientos en curso. Es importante destacar el aporte de Boaventura de Sousa Santos, por la relación que establece entre el reencantamiento del mundo y la cotidianidad –fundamental para pensar las creaciones curriculares –como por su enfoque más amplio, que dialoga con todos aquellos ya mencionados, y con el campo del currículo. En su parte final, a partir de los diferentes aportes enumerados, el texto examina brevemente algunas creaciones curriculares narradas en trabajos académicos en el campo de la investigación con el cotidiano de las escuelas, en las que se pueden encontrar aportes a la reflexión sobre el tema, así como iniciativas relevantes de posible aporte de las escuelas para el reencantamiento del mundo.