Este texto resulta da atuação das autoras no campo das literaturas afro-brasileiras e africanas destinadas às crianças e aos jovens. Trata-se, no caso, de uma das linguagens das margens ainda preterida nas instituições acadêmicas enquanto campo de pesquisa (OLIVEIRA, 2010). O objetivo é, portanto, destacar alguns aspectos inovadores nas seguintes narrativas: A cor da ternura, de Geni Guimarães (1998); Entremeio sem babado, de Patrícia Santana (2007) e As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2004). Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, problematizando o racismo no Brasil e ressaltando a importancia da referida literatura na conjuntura brasileira. O texto foi (re)estruturado em um momento tenso, de Covid e de recrudescimento da necropolítica(MBEMBE, 2018). Não se poderia, desse modo, ignorar o cenário no qual emerge, levando a situá-lo inicialmente e, também, trazer à cena outros pontos para o presente encontro. É o que compõe as duas primeiras seções, e, nas seguintes, como contraponto, percorre-se o universo das citadas literaturase de estudos na área. Enfim, para além do desalento e da Covid-19, concluímos que as linguagens das margens aqui entrelaçdas são mais que um convite à leitura e podem contribuir para nutrir a subjetividade, a sensibilidade e a nossa criatividade, na arte de tecer o caminhar.
This text results from the work of the authors African literatures for children and young people. It is, in this case, one of the languages of the margins still neglected in academic institutions as a research field (OLIVEIRA, 2010). The aim is, therefore, to highlight some innovativeaspects in the following narratives: A cor da ternura, by Geni Guimarães (1998); Entremeio sem babado, by Patrícias Santana (2007); and As tranças de Bintou, by Sylviane A. Diouf (2004). For this purpose, a bibliographical research was carried out, problematizing racism in Brazil and highlighting the importance of the referred literature in the Brazilian conjuncture. The text was (re)structured in a tense moment, of Covid and the upsurge of necropolitics (MBEMBE, 2018). One could not, in this way, ignore the scenario in which it emerges, leading to situate it initially and, also, bring to the scene other points for the present encounter. This is what makes up the first two sections, and, in the following sections, as a counterpoint, we go through the universe of the mentioned literature and studies in the area. Finally, beyond the discouragement and Covid-19, we conclude that the languages of the margins interwoven here are more than an invitation to read and can contribute to nurture subjectivity, sensitivity, and our creativity in the art of weaving the journey.
Este texto es el resultado de la actuación de las autoras en el campo de la literatura afrobrasileña y africana dirigida a niños y jóvenes. Es, en este caso, uno de los lenguajes de los márgenes que aún se pasan desatendidos en las instituciones académicas como campo de investigación (OLIVEIRA, 2010). El objetivo es, por tanto, destacar algunos aspectos innovadores en las siguientes narrativas: El color de la ternura, de Geni Guimarães (1998); Entremeio sin florituras, de Patrícia Santana (2007); y Las trenzas de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2004). Con este propósito, se realizó una investigación bibliográfica,problematizando el racismo en Brasil y enfatizando la importancia de la literatura referida en la coyuntura brasileña. El texto fue (re)estructurado en un momento tenso, desde Covid y el resurgimiento de la necropolítica (MBEMBE, 2018). De esta forma, no se podía ignorar el escenario en el que emerge, lo que lleva a situarlo inicialmente y, además, a traer a escena otros puntos para el presente encuentro. Esto es lo que conforma los dos primeros apartados, y en el siguiente, como contrapunto, exploramos el universo de la literatura y los estudios en el área antes mencionados. De todos modos, además del desánimo y Covid-19, concluimos que los lenguajes de los márgenes entrelazados aquí son más que una invitación a la lectura y pueden contribuir a nutrir la subjetividad, la sensibilidad y nuestra creatividad, en el arte de tejer caminando.