A oferta de cursos superiores fora das capitais brasileiras, especialmente na última década, parece ter aberto uma discussão bastante intensa sobre a necessidade de novas abordagens pedagógicas, necessidade esta associada aos contextos socioculturais específicos desses lugares. O panorama político nacional brasileiro dos últimos anos tem gerado um conjunto de reformulações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9394/96 e, com isso, novas portarias e resoluções da CNE - Câmara Nacional de Ensino. Diante disso, os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura têm se deparado com a necessidade de passar por reformulações curriculares constantes, processo que muitas vezes sobrepassa o das necessidades específicas dos cursos de campi universitários instalados no interior e longe dos grandes centros. Neste trabalho apresentamos e discutimos a criação e implantação de um curso interdisciplinar de formação de professores de música numa universidade do Maranhão, Brasil, sob a demanda de inovação, tanto de cunho pedagógico, quanto mais diretamente em sua relação com as práticas e saberes artísticos intrínsecos ao curso. O objetivo: compreender melhor o conceito de inovação pedagógica numa licenciatura interdisciplinar voltada à formação de professores de música, para poder traçar um esboço de quais seriam as possibilidades de gestão pedagógica para uma otimização de resultados e consolidação de licenciaturas como essas, buscando, por fim, elencar processos formativos em música que possam vir a ser estratégias pedagógicas catalisadoras de processos de inovação. Buscamos compreender como o conceito é visto em diferentes contextos e situações e os confrontamos com um modelo metodológico da área da Música, a Pesquisa Artística (AR - Artistic Research). Esse movimento nos levou ao princípio unificador dos métodos em AR, que é a prática artística e, portanto, as práticas criativas de modo mais amplo, gerando uma cadeia de relações que tem nos sinalizado o quanto a AR e a Inovação Pedagógica podem contribuir para a flexibilização do olhar de artistas-educadores e de educadores-artistas, como determinantes para a abertura de espaços de inovação, inclusive no próprio processo de investigação de pontos em comum em ambas áreas.
The offering of higher education programs outside of the capitals of Brazilian states seems to have opened a very intense discussion on the need for new pedagogical approaches closely related to the specific socio-cultural contexts of these places. The Brazilian national political panorama of recent years has generated a set of reformulations on the Education Guidelines and Basis Law – Law n. 9394/96 and, with it, new ordinances and resolutions from CNE – National Chamber of Education. In this direction, the pedagogical projects of Music Teacher Formation Courses have been undergoing curricular reformulation which often exceeds and suppress the actual specific local needs. In this paper, we present and discuss the creation and implementation of an interdisciplinary music teacher formation course at a public university in Maranhão, Brazil, under the demand for innovation. The goal here is to better understand the concept of pedagogical innovation in an interdisciplinary degree aimed at the music teacher's training, to be able to outline the possibilities of pedagogical management for better results and finally to list formative processes in music that could turn to pedagogical strategies that catalyze innovation processes. We seek to understand how the concept is seen in different contexts and situations and confront them with a methodological model of the area of Music, that from Artistic Research. This movement has led us to the unifying principle of methods in Artistic Research, the artistic practice and therefore the creative practices in a broader way, starting a chain of relations that has signaled to us how much Artistic Research and Pedagogical Innovation can contribute to a certain sight flexibility from the part of artistic-educators and educators-artists as something essential for the opening of innovation spaces, including in the very process of seeking for common points in both areas.
La oferta de cursos de educación superior fuera de las capitales brasileñas, especialmente en la última década, parece haber abierto una discusión muy intensa sobre la necesidad de nuevos enfoques pedagógicos, una necesidad asociada con los contextos socioculturales específicos de estos lugares. El panorama político nacional brasileño de los últimos años ha generado un conjunto de reformulaciones en la Ley de Directrices y Bases de la Educación - Ley 9394/96 y, con esto, nuevas ordenanzas y resoluciones de la CNE - Cámara Nacional de Educación. En vista de esto, los proyectos pedagógicos de los cursos de pregrado se han enfrentado a la necesidad de someterse a constantes reformulaciones curriculares, un proceso que a menudo supera las necesidades específicas de los campus universitarios ubicados dentro y lejos de los centros principales. En este artículo presentamos y discutimos la creación e implementación de un curso de formación de maestros de música interdisciplinarios en una universidad en Maranhão, Brasil, bajo la demanda de innovación, tanto pedagógicamente como más directamente en su relación con las prácticas artísticas intrínsecas y el conocimiento. al curso El objetivo: comprender mejor el concepto de innovación pedagógica en un grado interdisciplinario centrado en la formación de profesores de música, con el fin de dibujar un esquema de cuáles serían las posibilidades de la gestión pedagógica para la optimización de resultados y la consolidación de dichos títulos, buscando, finalmente, para enumerar procesos formativos en música que pueden convertirse en estrategias pedagógicas que catalizan procesos de innovación. Buscamos entender cómo se ve el concepto en diferentes contextos y situaciones y confrontarlos con un modelo metodológico del área de Música, la Investigación Artística (AR). Este movimiento nos condujo al principio unificador de métodos en RA, que es la práctica artística y, por lo tanto, las prácticas creativas en general, generando una cadena de relaciones que nos ha señalado cómo la RA y la innovación pedagógica pueden contribuir a flexibilización de la mirada de artistas-educadores y educadores-artistas, como determinantes para la apertura de espacios de innovación, incluso en el proceso de investigación de puntos comunes en ambas áreas.