DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS GAMIFICADOS COM FOCO NO EDUTRETENIMENTO E NO JOGADOR: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS DE BARTLE E MARCZEWSKI

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Avenida Mauá1263
Araraquara / SP
14801-190
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9963-6131
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS GAMIFICADOS COM FOCO NO EDUTRETENIMENTO E NO JOGADOR: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS DE BARTLE E MARCZEWSKI

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: Especial
Autores: Shelley Navari CHRISTIANINI Fernando Chade DE GRANDE Marcos AMÉRICO
Autor Correspondente: Shelley Navari CHRISTIANINI | [email protected]

Palavras-chave: Gamificação. Edutretenimento. Sistema gamificado. Jogadores. Motivação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho traz uma metodologia de desenvolvimento de sistemas gamificados, em que se aborda o aprendizado nesses meios a partir do entretenimento, conceito definido como Edutretenimento. Ao se empregar a Gamificação neste tipo de produção, acredita-se que a investigação deva recair apenas sobre as técnicas de jogo. No entanto, a partir de uma revisão da literatura, constatou-se que o foco deve estar centrado no jogador, considerando-se os seus sentimentos e reais motivações para permanecer no sistema. Como resultado, é apresentado um quadro comparativo sobre as teorias de Bartle (1996, 2005) e Marczewski (2015) com as principais diferenças dos tipos de jogador em ambientes de jogos e sistemas gamificados, principalmente no que diz respeito às estratégias motivacionais no contexto da educação.