(Des)Invisibilização: reflexões sobre diversidade sexual na formação de professores de matemática

Zetetiké

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike
Telefone: (19) 3521-6729
ISSN: 2176-1744
Editor Chefe: Dário Fiorentini
Início Publicação: 15/09/1993
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

(Des)Invisibilização: reflexões sobre diversidade sexual na formação de professores de matemática

Ano: 2021 | Volume: 29 | Número: Não se aplica
Autores: Lima, Luciano Feliciano de
Autor Correspondente: Lima, Luciano Feliciano de | [email protected]

Palavras-chave: Educaçao matematica, Diversidade de orientaçoes sexuais na sala de aula, Aula de matematica sem preconceito

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto objetiva refletir sobre o processo escolar de invizibilização de pessoas de orientação sexual diferente da heteronormativa e como ele pode prejudicar, por exemplo, a aprendizagem em Matemática. Sugere-se uma desinvibilização a partir da problematização do preconceito. Transita-se entre os processos de estranhamentos e subjetivações de gênero e sexualidade, a partir de vivências durante a formação regular do autor. Por meio de reminiscências, buscou-se estabelecer um diálogo com literatura que versa sobre uma educação para além de uma inserção no mundo, mas para um questionamento sobre o porquê de as coisas serem, como estão sendo, com a finalidade de contribuir com reflexões para uma possível diminuição de injustiças. Espera-se sensibilizar professores, desde a formação inicial, para um exercício de uma docência mais empática capaz de enxergar todos/as os/as estudantes na sala de aula para oferecer um ambiente respeitoso e acolhedor para o ensino e a aprendizagem.



Resumo Inglês:

This text aims to reflect on the school process of making people of sexual orientation different from the heteronormative one and how it can harm, for example, learning in Mathematics. It is suggested a disinvibilization from the problematization of prejudice. It moves between the processes of strangeness and subjectivities of gender and sexuality, based on experiences during the author's regular training. Through reminiscences, we sought to establish a dialogue with literature that deals with an education beyond an insertion in the world, but for a questioning about why things are, as they are being, in order to contribute with reflections for a possible decrease in injustices. It is hoped to sensitize teachers, from the initial training, to an exercise of a more empathic teaching capable of seeing all students in the classroom to offer a harmonious environment for teaching and learning.