DEUS, PALAVRAS E IMPOSTOS: a imunidade religiosa à brasileira e a necessária mudança hermenêutica rumo à natureza garantista e à função protetiva do Estado laico

Revista de Direitos Fundamentais e Tributação

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ISSN: 2594858X
Editor Chefe: Paulo Caliendo
Início Publicação: 01/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Direito

DEUS, PALAVRAS E IMPOSTOS: a imunidade religiosa à brasileira e a necessária mudança hermenêutica rumo à natureza garantista e à função protetiva do Estado laico

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Daniel Giotti de Paula
Autor Correspondente: Daniel Giotti de Paula | [email protected]

Palavras-chave: imunidade religiosa; direitos fundamentais; liberdades civis; Estado laico e cláusula de proteção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A   doutrina   brasileira   construiu   a   ideia   de   que   as imunidades  tributárias  devem  ser  interpretadas  extensivamente, baseando-se,   sobretudo,   no   dogma   de   que   elas   concretizam direitos  fundamentais.  Assim,  a  imunidade  religiosa,  estabelecida constitucionalmente,   no   artigo   150,   VI,   b,   da   Constituição   da República, foi estendida aoponto ser entendida como um limite ao poder   de   tributar   estatal   sobre   a   entidade   religiosa   em   si, colocando-se  a  salvo  da  tributação  renda,  bens  e  patrimônios delas, desde que sejam destinadas, em algum grau, à proteção e à difusão  da  religião.  Todavia,  ao  se  focar  na  laicidade  do  Estado brasileiro  e  na  ideia  de  que  ele  não  deve  subvencionar  qualquer religião, demonstra-se que essa interpretação extensiva se tornou em verdadeira cláusula de fomento das religiões, indo de encontro aos  sentidos  constitucionais  estabelecidos  para  o  Estado  laico  e para as liberdades civis.



Resumo Inglês:

Brazilian   doctrine   has   built   the   idea   that   tax immunities should be interpreted extensively, relying, above all, on the  dogma  that  they  realize  fundamental  rights.  Thus,  religious immunity,  constitutionally  established  in  Article  150,  VI,  b,  of  the Constitution of the Republic, has been extended to the point of being understood  as  a  limit  to  the  power  to  tax  state  over  the  religious entity  itself,  putting  itself  safe  from  taxation  income,  property  and assets,  provided  that  they  are  destined  to  some  degree  for  the protection  and  diffusion  of  religion.  However,  by  focusingon  the secularism of the Brazilian State and on the idea that it should not subsidize any religion, it is shown that this extensive interpretation has  become  a  true  clause  to  foment  religions,  going  against  the established constitutional meanings for the secular state and for civil liberties.