Objetiva discutir a produção estética de um currículo acontecimento nos processos de aprendizagens instauradas por professoras da educação infantil pública desejantes, os quais promovem açõespensamentosdesejos curriculares mediante uma abordagem sofisticada do simples. Modos de expressão que emergem de um cuidadoso trabalho de pesquisa e criação docente que busca romper com a centralidade da criança no processo educativo, destacando a constituição de blocos de devires na produção curricular por efeito da produção de um estilo de inscrição estética que envolve o encontro educativo. Opera-se metodologicamente com a cartografia, desenhando um traçado desejante dos percursos intensivos e extensivos de um corpo infantil que, por força dos signos, impulsiona o pensamento pedagógico das infâncias a se lançar às aventuras do fora acompanhadas por Carvalho, Corazza e Deleuze. Pesquisa-intervenção que, utilizando-se da criação de imagens não recognitivas, introduz um ponto de inflexão nas práticas pedagógicas, criando processos inventivos em tomadas de cenas, as quais, por enquadramentos singulares e diferenciais, narram a descontinuidade da produção curricular com as infâncias, fabulando mundos outros. Evidenciam-se outras montagens, arranjos, imagens menores e descontínuas que estão a forjar um intenso movimento micropolítico pelas forças da docência em devir, imagens que convidam a lançar-se ao fora e estranhar-se em um processo de produção de si na perspectiva ético-estético e política.
It aims to discuss the aesthetic production of a curriculum happening in the learning processes established by desiring public early childhood education teachers, who promote curricular actions-thought-desires through a sophisticated approach to the simple. Modes of expression that emerge from a careful work of research and teacher creation that seeks to break with the centrality of the child in the educational process, highlighting the constitution of blocks of becomings in curriculum production due to the production of an aesthetic inscription style that involves the encounter educational. It works methodologically with cartography, drawing a desiring trace of the intensive and extensive paths of a child’s body that, by force of signs, drives the pedagogical thinking of childhood to launch out into adventures from the outside accompanied by Carvalho, Corazza, and Deleuze. Research-intervention that, using the creation of non-recognitive images, introduces an inflection point in pedagogical practices, creating inventive processes in scene shots, which, by unique and differential framing, narrate the discontinuity of curriculum production with childhoods fabulating other worlds. Other montages, arrangements, smaller and discontinuous images are evident, which are forging an intense micropolitical movement by the forces of teaching in becoming, images that invite to launch oneself outside and find oneself strange in a process of production of oneself in perspective ethical-aesthetic and political.
Tiene como objetivo discutir la producción estética de un currículo sucediendo en los procesos de aprendizaje establecidos por los maestros de educación infantil públicos deseosos, quienes promueven acciones pensadas en accionespensamientosdeseos curriculares a través de un enfoque sofisticado de lo simple. Modos de expresión que surgen de un cuidadoso trabajo de investigación y creación docente que busca romper con la centralidad del niño en el proceso educativo, destacando la constitución de bloques de devenires en la producción curricular debido a la producción de un estilo de inscripción estético que involucra el encuentro educativo. Trabaja metodológicamente con la cartografía, trazando una huella deseosa de los recorridos intensivos y extensos del cuerpo de un niño que, a fuerza de signos, impulsa el pensamiento pedagógico de la infancia a lanzarse a aventuras desde el exterior acompañado de Carvalho, Corazza y Deleuze. Investigación-intervención que, a partir de la creación de imágenes no reconocibles, introduce un punto de inflexión en las prácticas pedagógicas, creando procesos inventivos en tomas de escena, los cuales, mediante encuadres únicos y diferenciales, narran la discontinuidad de la producción curricular con las niñeces fabulando otros mundos. Se evidencian otros montajes, arreglos, imágenes más pequeñas y discontinuas que están forjando un intenso movimiento micropolítico por las fuerzas de la enseñanza en el devenir, imágenes que invitan a lanzarse al exterior y encontrar extrañas en un proceso de producción de uno mismo en perspectiva éticoestética y política.