DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE (2008) E CREP-ARTE (2020): da pedagogia histórico-crítica ao limbo teórico

Revista Espaço do Currículo

Endereço:
Via Expressa Padre Zé - S/N - Cidade Universitária
João Pessoa / PB
58900-000
Site: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec
Telefone: (83) 3043-3170
ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE (2008) E CREP-ARTE (2020): da pedagogia histórico-crítica ao limbo teórico

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: Especial
Autores: Alinne Martins de Souza e Juliana Aparecida Poroloniczak
Autor Correspondente: Alinne Martins de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares de Arte.CREP-Arte.Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e o abandono das Diretrizes Curriculares de Arte e, consequentemente, da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Estadual de Educação Básica, enquanto fundamentação teórico-metodológica da disciplina, repercutindo na fragilização e esvaziamento dos conteúdos do currículo de Arte. A proposta de mudança de grade curricular ocorre a partir de 2020, com a imposição do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Tendo como base a problemática apresentada, traçamos primeiras impressões sobre este Currículo e apontamos possíveis consequências para a disciplina de Arte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são as Diretrizes Curriculares de Arte do Paraná (2008), o Referencial Curricular do Paraná (2018), o Currículo da Rede Estadual Paranaense (2019) e a BNCC (2017). Buscamos encontrar nos três últimos documentos citados suas conexões com o neoprodutivismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo, bem como o alinhamento destes com a reforma de cunho empresarial da educação. Nas Diretrizes Curriculares de Arte procuramos destacar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a disciplina. Para fundamentar esta análise foram adotados autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto e Sandri (2018) e Freitas (2018). Após a análise dos dados, constatamos que a disciplina de Arte concebida no CREP tende a descaracterizar a arte em seu potencial de humanização, transformando-a em mero instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências objetivadas na necessidade do mercado.



Resumo Inglês:

The work addresses the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in the Brazilian state, Paraná and the abandonment of the Curricular Guidelines for Art and, consequently, of the Historical-Critical Pedagogy in the State Basic Education Network, as a theoretical-methodological foundation of the discipline, reflecting on the fragility and emptying the contents of the Art curriculum. The proposal to change the curriculum occurs from 2020, with the imposition of the Curriculum of the Paraná State Network (CREP). Based on the presented problem, we draw first impressions about this Curriculum and point out possible consequences for the discipline of Art. The documentary sources used in the research are the Paraná Curriculum Art Guidelines (2008), the Paraná Curriculum Framework (2018), the Curriculum of the Paraná State Network (2019) and the BNCC (2017). We seek to find in the last three documents cited the connections with neoprodutivism, neo-scholanovism, neoconstructivism, neo-technicism as well as their alignment with the education business reform. In the Curricular Guidelines of Art we seek to highlight the contributions of Historical-Critical Pedagogy to the discipline. To support this analysis, authors such as Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto and Sandri (2018) and Freitas (2018) were adopted. After analyzing the data, we found that the Art discipline conceived at CREP tends to mischaracterize art in its humanization potential, transforming it into a mere instrument for the development of skills and competences aimed at the needs of the market.



Resumo Espanhol:

El trabajo aborda la implementación de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) en el Estado de Paraná y el abandono de las Directrices Curriculares del Arte y, en consecuencia, de la Pedagogía Histórico-Crítica en la Red Estatal de Educación Básica, como una base teórico-metodológica de la asignatura, reflejando en el debilitamiento y vaciamiento de los contenidos del currículo de arte. La propuesta para cambiar el currículum se lleva a cabo a partir de 2020, con la imposición del Currículo de la Red Estatal Paranaense (CREP). Con base en el problema presentado, extraemos las primeras impresiones sobre este Currículo y señalamos las posibles consecuencias para la disciplina del arte. Las fuentes documentales utilizadas en la investigación son las Directrices Curriculares del Arte del Paraná (2008), el Referencial Curricular del Paraná (2018), el Currículo de la Red Estatal Paranaense (2019) y la BNCC (2017). Buscamos encontrar en los últimos tres documentos citados sus conexiones con el neoproductivismo, el neoescolanovismo, el neoconstructivismo, la neotecnicismo, así como la alineación de estos con la reforma de la naturaleza corporativa de la educación. En las Directrices Curriculares de Arte buscamos resaltar las contribuciones de la Pedagogía Histórico-Crítica a la disciplina. Para respaldar este análisis, se adoptaron autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto y Sandri (2018) e Freitas (2018). Después de analizar los datos, constatamos que la disciplina del Arte concebida en el CREP tiende a descaracterizar el arte en su potencial de humanización, transformándola en un mero instrumento para el desarrollo de habilidades y competencias reivindicadas por el mercado.