Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
In this article were approached two research studies investigating higher education professors of musical instruments through interviews, using a Thematic Oral History methodology, in cities considered to be periferical. Both works present an excerpt from the professors’ narratives: the first towards a geographical isolation experienced by professors; an the second towards directions on overcoming such isolation through cyberculture elements. Intended to contribute to discussions on the music field in regional institutions. This discussion may, possibly, be expanded to other areas of knowledge, insofar as the professors also fell isolated themselves and are able to use cybercultural resources to seek to overcome such a situation.