Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro

Ensaio

Endereço:
Rua Santa Alexandrina, 1011 - 3º and. - Rio Comprido
Rio de Janeiro / RJ
20261235
Site: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio
Telefone: (21) 2103-9617
ISSN: 0104-4036
Editor Chefe: Fátima Cunha
Início Publicação: 01/10/1993
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Engenharias

Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro

Ano: 2006 | Volume: 14 | Número: 52
Autores: Robert Evan Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas, José Francisco Soares
Autor Correspondente: Robert Evan Verhine | [email protected]

Palavras-chave: avaliação do ensino superior, Provão, ENADE, SINAES

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

vNesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados.Nesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados.



Resumo Inglês:

In this article, the authors comparatively analyze the National Exam for Evaluating Student Achievement – ENADE, and the National Course Exam – ENC, better known as the Provão, focusing on criticisms directed at the latter and the ENADE's ability to address them. In so doing, they identify similarities and differences between the two exams, argue that both sustain an adequate level of technical integrity, and present suggestions for improving the present exam regarding aspects such as test specification and instrument pretesting. The analyses reveal that the technical processes adopted by the two approaches are very similar. Their differences are primarily conceptual in nature, since the ENADE, in contrast to the Provão, proposes to indicate achievement gain over time and is not high stakes in orientation. The authors conclude that the new exam has not, as yet, resolved a number of problems associated with the previous approach, but some of the current proposals, if implemented, constitute a genuine advance with respect to the utilization of the exam results.



Resumo Espanhol:

En este artículo, los autores analizan, de un modo comparativo, el Examen Nacional de Evaluación del Desempeño de los Estudiantes (ENADE) y el Examen Nacional de Carreras (ENC, más conocido como Provão), a partir de críticas hechas al segundo y de la capacidad del ENADE de encaminarlas. Al hacerlo, identifican diferencias y similitudes entre los dos exámenes, argumentan que ambos tienen integridad técnica y presentan contribuciones para el perfeccionamiento del examen vigente, tales como la elaboración de una matriz permanente y el testeo previo de los instrumentos. En síntesis, los análisis señalan una gran similitud entre los procesos técnicos de los dos abordajes, siendo que las diferencias aparecen más en el ámbito conceptual, dado que el ENADE se propone presentar un indicador de diferencia de desempeño y, especialmente, pierde el carácter high stakes del examen que lo antecedió. Los autores concluyen que el nuevo examen no consiguió, hasta el momento, resolver varios de los problemas identificados en el abordaje anterior, pero que algunas de las propuestas, si fueran implementadas, constituirían un avance real para la utilización de sus resultados.