O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação dos livros G, ZHQ e L
da MetafÃsica de Aristóteles, mostrando que eles podem ser lidos formando
um todo argumentativo conectado. Os demais livros da MetafÃsica serão
aqui desconsiderados, pois não se adéquam à interpretação proposta. O texto
começa mostrando que é plausÃvel concentrar-se em alguns livros dessa
obra de Aristóteles e deixar outros de lado. Para fazê-lo, recorre-se a alguns
scholars de Aristóteles, começando por C. A. Brandis. Em seguida, o artigo
desenvolve uma interpretação do livro G, afirmando que o modelo de ciência
aà apresentado requer uma análise do conceito de substância. Dado que há
diferentes tipos de substâncias, distinguidos nos capÃtulos 1 e 6 do livro L,
o artigo dedica-se a esse livro e mantém que essa distinção é necessária a
fim de se dar uma resposta apropriada à questão da substância. Os livros
ZHQ, por sua vez, fornecem uma análise detalhada de um dos conceitos
de substância distinguidos em L. Essa leitura dos cinco livros mencionados
mostra, assim, que eles podem ser lidos como formando uma unidade.
This aim of this paper is to provide an interpretation of books G, ZHQ
and L of Aristotle’s Metaphysics, showing that they can be read as a
connected argumentative whole. The other books of Metaphysics will be here disregarded, since they do not fit in the advanced interpretation. The
text starts out by showing that it is plausible to focus on some books of
this work by Aristotle, while putting others aside. In order to show this,
the author resorts to some traditional scholars of Aristotle, beginning with
C. A. Brandis. After that the paper develops an interpretation of book G,
maintaining that the model of science put forward in that book requires
an analysis of the concept of substance. Since there are different types
of substance, which are distinguished in chapters 1 and 6 of book L, the
paper addresses this book and holds that this distinction is required in order
to give an appropriate answer to the question of substance. Books ZHQ,
on the other hand, provide a thorough analysis of one of the concepts of
substance distinguished in L. This reading of the five mentioned books
shows, therefore, that they can be read as forming a unity.