Editorial 55

Ensaio

Endereço:
Rua Santa Alexandrina, 1011 - 3º and. - Rio Comprido
Rio de Janeiro / RJ
20261235
Site: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio
Telefone: (21) 2103-9617
ISSN: 0104-4036
Editor Chefe: Fátima Cunha
Início Publicação: 01/10/1993
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Engenharias

Editorial 55

Ano: 2007 | Volume: 15 | Número: 55
Autores: Carlos Alberto Serpa de Oliveira
Autor Correspondente: Carlos Alberto Serpa de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Rede de Ensino Público e Particular, Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Fundamental

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em primeiro lugar, ao iniciar o Editorial da Revista Ensaio 55, quero ressaltar a importância dos colaboradores deste veículo de produção e divulgação de conhecimentos científicos na Área de Educação. Cumprimento , pois, a todos aqueles que, mediante a apresentação de artigos e pesquisas científicas, contribuem, sobremaneira, para que possamos manter o padrão de qualidade de nossa revista.

Seu eixo temático - Avaliação e Políticas Públicas em Educação – tem atraído a atenção de professores dos diversos segmentos de nossa educação, gestores, pesquisadores e estudiosos de áreas afins, devido à relevância da Avaliação tanto no contexto educacional brasileiro, como também no internacional.

Nesta edição, temos a honra de apresentar textos de autores brasileiros e de outros países que, pela abordagem de seus conteúdos, envolvendo a Rede de Ensino Público e Particular, Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Fundamental e o relato de experiências significativas, certamente, manterão vivo o interesse de nosso público-alvo por sua leitura.

Pedro Demo, no artigo intitulado "Escola pública e escola particular: semelhança de dois imbróglios educacionais". aborda a crise vivida pelas duas instituições. Ainda que, segundo o autor, a escola particular tenha situação privilegiada, em termos de rendimento escolar, seu declínio de produção foi notório, em especial no ano de 2005. O autor destaca que, mesmo nas regiões mais desenvolvidas, houve grande queda em Matemática e aponta como possível causa desta semelhança a mesma política educacional e os mesmos professores, atuando na rede pública e na rede particular.

No artigo "Políticas de educação profissional: referências e perspectivas", Mônica Wermelinger, Maria Helena Machado e Antenor Amâncio Filho, fazem uma revisão do processo histórico de construção do modelo de Educação Profissional de Nível Médio, vigente no Brasil, evidenciando aspectos que possibilitam o entendimento de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Comentam os problemas que a atingem, entre eles, a dualidade do Ensino Médio, a discriminação, ainda existente, quanto às ocupações técnicas, a contenção da demanda, com vistas ao ensino Superior e situam a Educação Profissional, na Área de Saúde, nesse contexto.

Candido Alberto Gomes e Patrícia Cristina Chaves Rodrigues Morgado, no artigo "Financiamento do Ensino Médio: transparência ou opacidade", enfocam a insuficiência de financiamento para o Ensino Médio Público e a falta de visibilidade quanto a seus dados.Conforme os outros níveis e modalidades da Educação Básica, o Ensino Médio é dependente do Ensino Fundamental e necessita de alternativas que garantam seus recursos.A pesquisa, cujos resultados embasam o presente artigo, foi realizada no Distrito Federal , onde a expansão da matrícula no Ensino Médio oportunizou a comprovação das afirmativas e as conclusões apresentadas no presente estudo.

"TurmaMais: uma experiência direcionada à promoção do sucesso escolar", artigo da autoria de José Lopes Cortes Verdasca, relata a experiência pedagógica Turma Mais, realizada em Portugal, e o essencial de seu modelo de organização, que é centrado nos fatores organizacionais, dimensão e composição da turma, como pontos de referência significativos para o desempenho escolar.Os resultados alcançados mostram que houve notória queda na repetência e na evasão escolar e uma melhoria, relevante na qualidade dos níveis escolares, o que pode comprovar a eficácia do referido projeto.

"Avaliação da aprendizagem de ética em cursos de formação de professores do ensino fundamental" da autoria de Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Paulo Ruas Santos, João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira, Monique Marques Longo, Edson Seiti Miyata e Juliana Viana Mählmann Muniz Dantas é apresentada como na Sessão Página Aberta. Esse trabalho emergiu da necessidade de conhecer-se como e o que os alunos dos Cursos de Formação de Professores, no Brasil, aprendem para ensinar Educação Moral, considerando-se a insegurança demonstrada pelos professores do Ensino Fundamental, no que se refere aos tópicos desse componente curricular, que devem ensinar a seus alunos. Os resultados desse trabalho apontam para pontos instigantes

A Seção Pesquisa em Síntese nos traz uma investigação intitulada "Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de fatores intra-escolares", cujos autores são Creso Franco, Isabel Ortigão, Ângela Albernaz, Alicia Bonamino,Glauco Aguiar, Fátima Alves, Natalia Sátyro, Nela são evidenciados argumentos acerca da importância dos fatores intra-escolares e de sua influência sobre os alunos de diferentes grupos sociais e em diferentes épocas. A referida investigação desenvolveu uma abordagem que permite avaliar, adequadamente, os efeitos das políticas e práticas que ampliam a qualidade da educação, mesmo que, eventualmente, aumentem a desigualdade na distribuição social do aprendizado escolar.

Na Seção Informes e Participações, divulgamos o trabalho intItulado "Improved communiuty conditions in brasilian slum: a significant consequence of its evaluation' apresentado por Thereza Penna Firme e Ana Carolina Letichevsky, na American Evaluation Association - Evaluation 2006 - Portland, Oregon, Conference: The Consequences of Evaluation . Este trabalho relata as atividades de um programa de desenvolvimento social local, em comunidades de baixa renda, como também sua concomitante avaliação e suas principais conseqüências, trabalho esse desenvolvido no Brasil por uma instituição sem fins lucrativos. Os aspectos mais originais dessa experiência são realmente surpreendentes.

Com a entrega de mais esse número de nossa Revista ficam conosco a alegria e a certeza do cumprimento da missão de estarmos contribuindo para a disseminação, democratização e ampliação de conhecimentos valiosos, pertinentes à Área de Avaliação e de Políticas Públicas em Educação.