Editorial 59

Ensaio

Endereço:
Rua Santa Alexandrina, 1011 - 3º and. - Rio Comprido
Rio de Janeiro / RJ
20261235
Site: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio
Telefone: (21) 2103-9617
ISSN: 0104-4036
Editor Chefe: Fátima Cunha
Início Publicação: 01/10/1993
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Engenharias

Editorial 59

Ano: 2008 | Volume: 16 | Número: 59
Autores: Carlos Alberto Serpa de Oliveira
Autor Correspondente: Carlos Alberto Serpa de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: inanciamento da educação profissional, Economia Baseado no Conhecimento - EBC, Avaliação Nacional da Educação Básica, ensino superior em educação física

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Fundação Cesgranrio, ao longo de sua trajetória, manteve sempre transparente e vivo seu compromisso com a melhoria da Educação Brasileira. Comprova esta afirmativa nossa participação e promoção de eventos, abordando, algumas vezes de forma pioneira, temas de grande interesse da comunidade acadêmica.

Outro fato que evidencia este compromisso de nossa Instituição é a editoração da Revista Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação - tendo estes dois eixos como pontos centrais, uma vez que Avaliação e Políticas Públicas em Educação são temas atuais, oportunos e inesgotáveis.

É, pois, com imensa satisfação, que faço chegar às mãos de nosso público leitor o número 59 de nossa Revista, contendo artigos de relevada importância para a interpretação ou reinterpretação do momento vivido pela Educação.

Cândido Gomes, em seu artigo Democratização e financiamento da educação profissional: uma provocativa experiência nos apresenta um estudo de caso sobre a experiência de financiamento da Educação Profissional por empresas, em uma região onde a escassez de trabalhadores qualificados era um grande ponto de estrangulamento.

No artigo O contexto escolar e a dinâmica de órgãos colegiados: uma contribuição ao debate sobre gestão de escolas, Ângela Maria Martins analisa os dados coletados em pesquisa realizada sobre escolas técnicas, jurisdicionada ao Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, em São Paulo, objetivando compreender o campo de tensão constituído no contexto escolar, levando em conta as relações estabelecidas entre a direção e os demais componentes deste contexto quando reunidos em órgãos colegiados.

A discussão sobre a retomada da Educação Profissional no Brasil, na qualidade de promotora da inserção no mercado de trabalho e da inclusão social, tangencia outros importantes tópicos como o desenvolvimento da Economia Baseado no Conhecimento - EBC - e a difusão de um Sistema Nacional de Inovação, destacando a importância da Educação e da Universidade neste contexto. Esta é a temática abordada no artigo intitulado Reformulação e expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: as dificuldades da retomada da educação profissional, da autoria de Adriana Roseli Wunsh Takahashi e Wilson Aparecido Costa de Amorim.

Em Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios, artigo de Maria Inês de Matos Coelho, procede-se à análise da Avaliação Nacional da Educação Básica e de sua inserção histórica na Administração do Sistema Educacional Brasileiro, articulando-se a construção científica de fatores, tais como: qualidade, eficiência, eqüidade e produtividade.

Ana Lúcia Padrão dos Santos e Antônio Carlos Simões, no artigo Desafios do ensino superior em educação física: considerações sobre a política da avaliação dos cursos levantam questões decorrentes de aspectos tais como: a expansão do Ensino Superior, especialmente, em Educação Física, o ensino público e o ensino particular, a avaliação governamental para o credenciamento de novos cursos e para a renovação dos cursos já existentes, entre outros, e apontam para a necessidade do diálogo entre todos os envolvidos, nos Cursos de Graduação em Educação Física, nas variadas instâncias.

Ana Canen, autora do texto Pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças, apresentado como Pesquisa em Síntese, argumenta que a compreensão da pesquisa como fenômeno multicultural pode tornar a articulação ensino-pesquisa mais impactante na Formação de Professores. Defende sua afirmativa apontando dimensões indispensáveis para a prática e valorização da pesquisa multicultural.

A sessão Página Aberta reedita o texto da palestra proferida no Seminário Internacional de Avaliação da Educação, por Alejandro Tiana Ferrer, intitulado Evaluación y cambio de los sistemas educativos: la interacción que hace falta. Justifico a reedição do texto considerando ser seu conteúdo atemporal, a procura e as solicitações de nosso público leitor e a edição limitada e esgotada dos Anais do Seminário Internacional de Avaliação da Educação, onde se deu essa a publicação.

Acredito que estes textos, expressando o pensamento de estudiosos e pesquisadores, possam contribuir para ampliar, complementar, fortalecer, consolidar, ou mesmo, para levantar questionamentos de todos os interessados na Educação, enfatizando-se a Avaliação e as Políticas Públicas em seus múltiplos enfoques.