A Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação em seu 60º número apresenta artigos relevantes à compreensão da Avaliação em suas múltiplas facetas, bem como às políticas e à organização pedagógica da educação em diferentes concepções e estratégias.
Neli Klix Freitas apresenta questões teóricas conceituais acerca das políticas públicas inclusivas, especialmente no que se refere à avaliação de crianças com necessidades educativas especiais. Seu artigo "Inclusão socioeducativa na escola: avaliação do processo e dos alunos" se debruça sobre a teoria de Vygotsky e todas as implicações para o debate sobre inclusão na educação e na sociedade.
O artigo "Políticas de Estado e organização político-pedagógica da escola: entre o instituído e o instituinte", de Suely Menezes Pereira, procura verificar a relação entre as determinações legais instituídas pelo Estado e o "instituinte", o que se reflete nas propostas e práticas escolares. É um trabalho de cunho qualitativo que utiliza referenciais empíricos e busca, inicialmente, compreender o que representa o projeto pedagógico no contexto das políticas educacionais determinadas pela LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Sebastián Donoso Díaz, da Universidade de Talca, no Chile, nos traz um estudo significativo das políticas e instrumentos dos estudos universitários, temática esta estratégica para o desenvolvimento do capital humano na sociedade do conhecimento. Revisa alguns casos nos seguintes países: Austrália, Alemanha, Reino Unido, Chile, Estados Unidos e Colômbia.
O texto aborda semelhanças e diferenças de tratamento, independente de posições ideológicas, políticas e técnicas, apresentando por base o papel chave do Estado e das diversas políticas públicas apresentadas.
Os autores Nilza Maria Guarda Canterle e Fabio Favaretto discorrem sobre a "Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária", procurando desenvolver um modelo referencial de gestão que capte os determinantes da qualidade na universidade. O procedimento foi a construção de um modelo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental. O processo de coleta e analise dos dados permitiu identificar a ocorrência de eventos associados à qualidade, nas instituições pesquisadas.
O artigo "Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação", de Vera Rudge Werneck, inicia com considerações gerais sobre o tema, analisa as noções de identidade e cultura e conceitua a educação, entendendo a avaliação como a análise do valor de algo em relação a um determinado referencial. Fundamenta-se no ponto de vista filosófico na teoria dos valores de Max Scheler (1955) e de Yvan Gobry (1975) e do sociólogo Tomas Tadeu da Silva (1994).
A conclusão faz referência às exigências da educação em relação ao multiculturalismo, mostrando a necessidade do estabelecimento de referenciais para que se possa realizar o procedimento da avaliação dessa relação.
Em Página Aberta, Maria Cristina Nogueira Gramani nos leva a reflexão com o texto "A influência da qualidade na atividade de instituição de ensino superior com o capital aberto"- tema de discussão no meio acadêmico e objeto de artigo de periódicos formadores de opinião, a autora apresenta a questão da rentabilidade aliada à qualidade de uma instituição de Ensino Superior com capital aberto. O artigo se propõe a identificar fatores que refletem a qualidade de IES's, apontando indicadores que trazem benefícios à qualidade e outros que podem causar riscos de diminuição de qualidade.
Maria Judith Sucupira Costa Lins e Edson Seiti Miyata trabalham com a temática "Avaliando a aprendizagem de criatividade em uma oficina pedagógica" onde apresenta a criatividade e a imagem mental com características importantes dos seres humanos. Este artigo focaliza a contribuição das principais teorias de criatividade e imagem mental e discute como é possível avaliar a aprendizagem de criatividade por meio de uma oficina pedagógica em uma escola técnica.
Na Pesquisa em Síntese, Evelise Maria Labatut Portilho e Siderly do Carmos Dahle de Almeida, apresentam o relatório da pesquisa "Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no ensino médio" onde explicitam a importância da pesquisa escolar elaborada pelos alunos, realizada de forma ética e sistemática, na busca de promover a construção significativa da aprendizagem. Ressalta que os professores precisam estar cônscios de seu papel de formadores e, por este motivo, é tão importante que se coloquem como estimuladores do processo de ensino aprendizagem que ocorre na escola.