No artigo "Avaliação Superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfase e tendências" Maria das Graças Medeiros Tavares, Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira e Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert apresentam uma pesquisa de grande valor para a educação. O trabalho analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio, reconstituindo o cenário brasileiro de avaliação no ensino superior nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2009).
"A escola de tempo integral: desafios e possibilidades" de Adriana de Castro e Roseli Esquerdo Lopes abordam a implantação das escolas de horário integral, no estado de São Paulo, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos. O texto trata a questão da jornada estendida do aluno e o currículo básico reforçado por oficinas curriculares.
"Diferencias de Escala en los Sistemas Locales de Educación Pública en Chile" é o tema de Sebastián Donoso Díaz e Óscar Arias Rojas, que analisam o contexto de operação dos sistemas locais de educação pública no Chile, de acordo com a diversidade das áreas em que estão localizadas. Os resultados mostram uma grande diversidade de condições operacionais associadas à grande heterogeneidade na magnitude dos municípios responsáveis pelas políticas de educação pública.
Monica Ribeiro de Silva em "A política de integração curricular no âmbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e práticas" apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar uma política curricular que visa à integração entre educação profissional e educação geral. As observações e relatos de campo evidenciam, dentre outros aspectos, um conjunto de limitações presentes nesse processo, derivadas principalmente de interpretações divergentes.
"A integração sistêmica entre Pós-graduação e Educação Básica no Brasil: contribuição teórica para um "estado da arte"". O estudo realizado por Willian Barbosa Viana, Leonardo Ensslin e Edilson Giffhorn tem por objetivo investigar, por meio de processo estruturado de busca, o "estado da arte" das relações entre pós-graduação e a educação básica no Brasil, com vistas à integração sistêmica entre esses dois níveis educacionais.
"Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário" é o trabalho apresentado por Fernanda Fochi Nogueira Insfrán e Edson Alves de Souza Filho que buscam inferir as possíveis causas psicossociais para o sucesso e o insucesso de estudantes, supondo existirem representações antecipatórias voltadas para a ação instrumental e outras para a construção de resultados.
O artigo "Representações sociais de avaliação processual construídas por professoras" de Gleice Kelly de Souza e Laêda Bezerra Machado, analisa as representações sociais de avaliação processual, construídas por professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade do Recife-PE. O referencial de base para o estudo foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2003) e Jodelet (2001).
"Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na visão de lideres formais". Marcleide Maria Macedo Pederneiras, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, José Francisco Ribeiro Filho e Marcos Gilson Gomes Feitosa realizam uma pesquisa que teve como objetivo evidenciar a ótica de duas líderes formais que incidiram no resultado do ENADE de uma IES. A pesquisa buscou construir um caminho metodológico, alicerçado em uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, caracterizada como estudo de caso.
"Educação escolar: a vez e a voz das crianças" Cristiane Tinoco da Cunha Lima Rosado e Maria Estela Costa Holanda Campelo apresentam um texto que tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: quais as concepções das crianças acerca de seu direito ao ensino fundamental, como etapa obrigatória da educação básica?
"Contributions of the theory of multiple intelligences to the assessment of students' production in translator training courses". Marcia do Amaral Peixoto Martins esboça uma metodologia baseada na teoria das múltiplas inteligências, proposta por Howard Gardner em 1983, e posteriormente expandida.