O artigo trata da “Filosofia da Nova Música” de Theodor Adorno e tem como problema de investigação saber quais são os valores estéticos apresentados pelo autor para identificar Schoenberg como o representante do progresso musical. Como objetivos específicos para esse trabalho foram definidos: a identificação das principais características estéticas nas obras musicais de Stravinsky e de Schoenberg e apontar alguns fundamentos filosóficos para diferenciar progresso e regressão na estética musical de Adorno. Ao caracterizar sua concepção estética como filosofia da arte, Adorno toma a produção e a recepção como expressões de uma relação dialética com o meio social e tece críticas especialmente a indústria cultural e a arte burguesa que tinham como propósito agradar o ouvido e permitir que os produtores e receptores estabelecessem uma relação de troca no mercado capitalista. Por isso, sua estética está assentada na crítica e na possibilidade de criação dissonante e autônoma, análises que foram realizadas no âmbito desta investigação que tem como foco a questão da música enquanto objeto estético de progresso ou regressão da audição.
Resumo Inglês:
The article has to do with Theodor Adorno's "Philosophy of the New Music" and aims at investigating the aesthetic values presented by the author so as to identify Schoenberg as the representative of musical advancement. The specific objectives for this work were defined: the identification of the main aesthetic characteristics in the musical pieces of Stravinsky and Schoenberg as well as highlighting some philosophical basis to differentiate progress and regression in the musical aesthetics of Adorno. Characterizing his aesthetic conception as philosophy of art, Adorno takes the production and reception of art as expressions of a dialectical relationship with the social milieu criticizing mainly the cultural industry and bourgeois art which were intended to please the ear and allow producers and recipients to establish an exchange rapport in the capitalist market. Therefore, his aesthetics is based upon the criticism and the possibility of dissonant and autonomous creation, analysis that were carried out within the scope of such investigation that focuses on the issue of music as an aesthetic object of progress or regression of hearing.