Este trabalho apoia-se em projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (Lappa), grupo de pesquisa do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que investigou a autorrepresentação nos documentários brasileiros a partir de levantamento fílmico das produções documentais brasileiras contemporâneas, construídas com base na ideia de autorrepresentação. Para o presente artigo, propomos uma investigação sobre os campos do cinema documentário e do audiovisual brasileiro contemporâneo, destacando seu papel político no sentido de possibilitar reflexão crítica sobre a realidade social brasileira e visibilizar novas identidades sociais de grupos marcados historicamente pela invisibilidade midiática e por discursos de vitimização ou estereotipados. Sendo assim, colocamos em análise o processo de construção dos filmes de autorrepresentação e suas narrativas coletivas, resultantes de projetos audiovisuais e experiências em escolas e organizações civis, entendendo que essas experiências fortalecem propostas de educação que tenham como foco a cidadania e os direitos humanos. Especificamente, o argumento pretendido será ilustrado a partir da reflexão sobre dois fi lmes, a saber: Corumbiara (2009), de Vincent Carelli, e Luto como mãe (2010), de Luís Carlos Nascimento, visto que ambos constroem-se como produtos audiovisuais a partir de processos compartilhados e permanecem com potencial pedagógico, quando exibidos e discutidos coletivamente.
This work is supported by a research project developed by the Laboratory of Research and Production in Audiovisual (Lappa), a research group of the Audiovisual course of the Federal University of Sergipe (UFS) that investigated the self-representation inBrazilian documentaries from a fi lm survey of contemporary Brazilian documentary productions built on the idea of self-representation. For the present article we propose an investigation on the fi elds of documentary cinema and the contemporary Brazilian audiovisual highlighting its political role in order to allow critical refl ection on the Brazilian social reality and to visualize new social identities of groups marked historically by the media invisibility and by victimization or stereotyped discourses. Thus, we analyze the process of construction of self-representation fi lms and their collective narratives, resulting from audiovisual projects and experiences in schools and civil organizations, understanding that these experiences strengthen education proposals that focus on citizenship and human rights. Specifi cally, the intended argument will be illustrated from the refl ection on two fi lms, namely: Corumbiara (2009), by Vincent Carelli, and Luto como mãe (2010), by Luís Carlos Nascimento, since both are constructed as audiovisual products from shared processes and remain with pedagogical potential, when exhibited and discussed collectively.
Este trabajo es apoyado por un proyecto de investigación desarrollado por el Laboratorio de Investigación y Producción en Audiovisual (Lappa), un grupo de investigación del curso de Audiovisual de la Universidad Federal de Sergipe (UFS), que investigó la autorrepresentación en documentales brasileños a partir de una película Encuesta de producciones, documentales brasileñas contemporáneas construidas sobre la idea de auto-representación. Para el presente artículo proponemos una investigación sobre los campos del cine documental y el audiovisual brasileño contemporáneo, destacando su papel político para permitir la refl exión crítica sobre la realidad social brasileña y visualizar nuevas identidades sociales de grupos marcados históricamente por la invisibilidad mediática y por Discursos de victimización o estereotipados. Así, analizamos el proceso de construcción de películas de autorrepresentación y sus narrativas colectivas, resultado de proyectos audiovisuales y experiencias en escuelas y organizaciones civiles, entendiendo que estas experiencias refuerzan las propuestas educativas que se centran en la ciudadanía y los derechos humanos. Específi camente, el argumento propuesto se ilustrará a partir de la refl exión sobre dos películas, a saber: Corumbiara (2009), de Vincent Carelli, y Luto como madre (2010), de Luís Carlos Nascimento, ya que ambas están construidas como productos audiovisuales de procesos compartidos y permanecen con potencial pedagógico, cuando se exhiben y se discuten colectivamente.