EDUCAÇÃO INFANTIL: A CIDADE, O CURRÍCULO, A CULTURA DIGITAL

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

EDUCAÇÃO INFANTIL: A CIDADE, O CURRÍCULO, A CULTURA DIGITAL

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: Maria da Graça Moreira SILVA Fernando José ALMEIDA
Autor Correspondente: Maria da Graça Moreira SILVA | [email protected]

Palavras-chave: Currículo. Educação infantil. Novas tecnologias na educação. Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo reflete sobre o diálogo emergente e necessário sobre a cidade, a escola, as crianças, o currículo, os educadores e o uso das tecnologias no contexto da escola. Reconhece as tensões, contradições e desigualdades que emergem desse contexto, em especial dos territórios vulneráveis de grandes centros urbanos e conceitua tanto o currículo quanto as tecnologias como direito público, gratuito e universal a ser assegurado. A construção deste currículo é tarefa histórica, recém-demandada à Escola do Brasil, pela escolha de seu modelo econômico e social. Desafio da sociedade, desafio das políticas públicas, direito da criança e dever do Estado.