Educação musical segundo uma perspectiva sociocultural: reflexões teóricas e práticas

Revista on line de Política e Gestão Educacional

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Caixa Postal 174
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/rpge/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1519-9029
Editor Chefe: Sebastião de Souza Lemes; Ricardo Ribeiro; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Educação musical segundo uma perspectiva sociocultural: reflexões teóricas e práticas

Ano: 2019 | Volume: 23 | Número: 3
Autores: Helen Silveira Jardim de Oliveira
Autor Correspondente: Helen Silveira Jardim de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Educação musical, Perspectiva sociocultural, Ensino de música, Aprendizado de música, Reflexões teóricas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende compartilhar um recorte de um dos capítulos da tese intitulada “Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino”, estudo de caso qualitativo cujo objetivo foi investigar discursos apresentados por estudantes, docentes e coordenadores de duas instituições situadas no município do Rio de Janeiro: o Colégio Pedro II e a Escola de Música de Manguinhos. As questões centrais foram: por que aprender e por que ensinar música? Essas nos remeteram à heterogeneidade dos indivíduos bem como às peculiaridades das ações didático-metodológicas dos referidos locais, fato que nos impeliu a construir um capítulo que focalizasse a perspectiva sociocultural da Educação Musical a partir dos conceitos de culturas, multiculturalismo, dos pressupostos e das diretrizes do ensino de música e da relação música e sociedade. Acredita-se que o arcabouço apresentado sirva de subsídio às discussões contemporâneas relativas ao ensino e aprendizado de música.



Resumo Inglês:

This article aims to share a clipping of one chapter of the thesis entitled “Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino”, a qualitative case study whose purpose was to investigate speeches presented by students, teachers and coordinators of two institutions located in the city of Rio de Janeiro: Colégio Pedro II and the Music School of Manguinhos. The central issues were: Why learn and teach music? Those questions referred to the heterogeneity of individuals as well as to the peculiarities of the didactic and methodological actions of those sites. That fact impelled us to build a chapter focused on the sociocultural perspective of Music Education based on the concepts of cultures, multiculturalism, assumptions and guidelines of music teaching and the relations between music and society. We believe, that the framework presented can nourish contemporary discussions relating to the teaching and learning of music.



Resumo Espanhol:

Este artículo pretende compartir un recorte de uno de los capítulos de la tesis titulado "Enseñanza y aprendizaje de la música: negociación de distancias entre los argumentos de los estudiantes, profesores e instituciones educativas", un estudio cualitativo de caso cuyo objetivo era investigar Discursos presentados por estudiantes, profesores y coordinadores de dos instituciones ubicadas en la ciudad de Río de Janeiro: el Colegio Pedro II y la Escuela de Música Manguinhos. Las preguntas centrales eran: ¿Por qué aprender y por qué enseñar música? Estos se referían a la heterogeneidad de los individuos, así como a las peculiaridades de las acciones didácticas-metodológicas de estos sitios, hecho que nos obligó a construir un capítulo que se centró en la perspectiva sociocultural de la educación musical desde el Conceptos de culturas, multiculturalismo, suposiciones y pautas de la enseñanza musical y la relación entre la música y la sociedad. Se cree que el marco presentado servirá como subvención a los debates contemporáneos sobre la enseñanza y el aprendizaje de la música.