A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no atual contexto histórico vem passando por intensas mudanças relacionadas a concepções e práticas que resultam na reorganização, ampliação e na configuração de novos sentidos, envolvendo práticas educativas amplas e ações de escolarização (OLIVEIRA; PAIVA, 2009). A partir dessa compreensão, esboçamos uma reflexão sobre esse processo de ressignificação, focalizando o papel constitutivo da cultura e do currículo na constituição das práticas de EJA no cotidiano escolar. Apresentamos nesse artigo, recorte de uma pesquisa em andamento desenvolvida numa escola pública de Campina Grande/PB, que objetiva perceber como o currículo incide sobre os processos de subjetivação e diferenciação, influenciando práticas discriminatórias e ou emancipatórias dos sujeitos envolvidos na EJA. Tomamos como referencial teórico, estudos sobre cultura em sua correlação e interfaces com o currículo, a partir das contribuições de Freire (2000), Giroux (1997), Arroyo (2007), Paiva (2004), Oliveira (2007) dentre outros. Esses autores corroboram a discussão sobre a visibilidade das culturas tidas como subalternas e a compreensão da escola e do currículo como espaço de contradições, donde resultam relações complexas de reprodução, mastambém de resistência e emancipação.
Youth and Adult Education (EJA) in the current historical context has been undergoing intense changes related to conceptions and practices that result in the reorganization, expansion and configuration of new meanings, involving practices broad educational and schooling actions (OLIVEIRA; PAIVA, 2009). From that understanding, we outlined a reflection on this reframing process, focusing on the constitutive role of culture and curriculum in the constitution of practices of EJA in the school routine. In this article, we present an excerpt from a research in progress developed at a public school in Campina Grande / PB, which aims to understand how the curriculum focuses on the processes of subjectification and differentiation, influencing discriminatory and or emancipatory practices of the subjects involved in the EJA. We take as a theoretical reference, studies on culture in its correlation and interfaces with the curriculum, from the contributions of Freire (2000), Giroux (1997), Arroyo (2007), Paiva (2004), Oliveira (2007) among others. These authors corroborate the discussion about the visibility of cultures considered to be subordinate and the understanding of school and curriculum as a space of contradictions, resulting in relationships complex reproduction, but also resistance and emancipation.
La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el contexto histórico actual ha estado experimentando cambios intensos relacionados con concepciones y prácticas que resultan en la reorganización, expansión y configuración de nuevos significados, involucrando prácticas amplias acciones educativas y escolares (OLIVEIRA; PAIVA, 2009). A partir de ese entendiendo, delineamos una reflexión sobre este proceso de reformulación, centrándose en el papel constitutivo de la cultura y el currículum en la constitución de prácticas de EJA en la rutina escolar. En este artículo, presentamos un extracto de una investigación en progreso desarrollado en una escuela pública en Campina Grande / PB, cuyo objetivo es Comprender cómo el plan de estudios se enfoca en los procesos de subjetivación y diferenciación. influir en las prácticas discriminatorias y / o emancipadoras de los sujetos involucrados en el EJA Tomamos como referencia teórica los estudios sobre cultura en su correlación y Interfaces con el currículo, de las contribuciones de Freire (2000), Giroux (1997), Arroyo (2007), Paiva (2004), Oliveira (2007) entre otros. Estos autores corroboran el discusión sobre la visibilidad de las culturas consideradas subordinadas y la comprensión de la escuela y el currículum como un espacio de contradicciones que dan como resultado relaciones reproducción compleja, pero también resistencia y emancipación.