O ensaio aborda a intimidade entre as dimensões estética e poética da linguagem no contexto da creche para propor uma escuta fenomenológica dos encontros entre adultos e bebês com a experiência da música como ação lúdica do corpo expressivo no mundo. Ao considerar que sem estética a vida carece de sabor assim como sem poética carece de sentido, parte da compreensão merleaupontiana do corpo sensível como fonte primeira de significação para afirmar a inseparabilidade entre sensível e inteligível na ação de aprender a co-existir. A intenção educacional é reivindicar outra racionalidade para resistir à tendência simplificadora nos encontros entre adultos e bebês com a pluralidade nos modos de interagir em linguagem. Para tanto, pensa o acontecimento estético e poético – no sentido dos termos aisthesis e poiésis – do vínculo da sonoridade e do silêncio com a vida tomando como ponto de partida reflexivo não o que o bebê faz e sim como vivencia o que faz nos encontros musicais na creche. O estudo permite afirmar a potência vital e lúdica do corpo expressivo sentir a si próprio e ao mundo na pluralidade dos modos de estar em linguagem que dinamizam a vida cotidiana do agir, produzir, criar, fazer.
This essay approaches the intimacy between the aesthetic and poetic dimensions of language in the context of nursery school and proposes a phenomenological listening of encounters between adults and babies through the experience of music as a playful action of the expressive body in the world. Considering that without aesthetics life lacks flavor and without poetics it lacks sense, the article focuses on the merleaupontian understanding of the sensitive body as the primary source of significance to assert the inseparability between sensitive and intelligible in the action of learning to co-exist. The educational intention is to claim another rationality to stand up to the simplifying trend in encounters between adults and babies with the plurality of ways of interacting in language. Thus, thinking the aesthetic and poetic event - in the sense of poiesis and aisthesis terms - the link between sound and silence with life taken as its reflexive starting point - not what the baby does but how he experiences what he does in the musical encounters in nursery school. This study allows us to assert the vital and playful power of the expressive body feeling itself and the world in the plurality of ways of being in language that empowers everyday life through acting, producing, creating, doing.
El ensayo trata la intimidad entre las dimensiones estética y poética del lenguaje en el contexto de la guardería infantil, para proponer una escucha fenomenológica de los encuentros entre adultos y bebés con la experiencia de la música como acción lúdica del cuerpo expresivo en el mundo. Al considerar que sin estética, la vida carece de sabor de sentido, parte de la comprensión merleau-pontiana del cuerpo sensible como fuente primera de significación para afirmar la inseparabilidad entre sensible e intangible en la acción de aprender a coexistir. La intención educacional es reclamar otra racionalidad para resistir a la tendencia simplificadora en los encuentros entre adultos y bebés con la pluralidad en los modos de interactuar en lenguaje. Por lo tanto, piensa el acontecimiento estético y poético – en el sentido de los términos aisthesis y poiésis – del vínculo de la sonoridad y del silencio con la vida, tomando como punto de partida reflexivo no lo que el bebé hace, sino como la experiencia lo hace en los encuentros musicales en la guardería. El estudio permite afirmar la potencia vital y lúdica del cuerpo expresivo, sentir a sí mismo y al mundo en la pluralidad de los modos de estar en lenguaje que dinamizan la vida cotidiana del actuar, producir, crear, hacer.