As curvas cônicas compõem diversas aplicações no cotidiano, contudo o ensino de cônicas tem sido abordado de modo ineficiente, por diversos fatores. Pensando nisso, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de cônicas por meio de oficinas, utilizando metodologias diferenciadas. Sendo esse, um trabalho resultante da dissertação de mestrado de um dos autores, que realizou algumas experiências na educação básica, em aulas regulares e na forma de projeto. O trabalho foi realizado em parceria com o Grupo PET Conexões de Saberes Matemática do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As oficinas foram desenvolvidas com alunos de ensino médio de duas escolas da cidade de Três Lagoas – MS, abordando aspectos teóricos, realizando trabalho prático com materiais manipuláveis para a construção da Hipérbole, bem como trabalho em laboratório de informática utilizando ferramentas de tecnologias, como é o caso do Software SCRATCH e o Software GeoGebra. Assim, os resultados apontam que abordagens que utilizam tecnologias digitais e materiais concretos possibilitam construir um espaço de reflexão, discussão e criação de uma Matemática mais atraente para o aluno, por oferecer conteúdos lúdicos e diferenciados que subsidiem a aprendizagem matemática.
Conics curves make up several applications in everyday life, however the teaching of conics has been approached inefficiently, due to several factors. With this in mind, the present experience report aims to present a proposal for teaching conics through workshops, using different methodologies. This being a work resulting from a master's thesis by one of the authors, who carried out some experiments in basic education, in regular classes and in the form of a project. The work was carried out in partnership with the PET Connections Group of Mathematical Knowledge of the Três Lagoas Campus (CPTL) of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The workshops were developed with high school students from two schools in the city of Três Lagoas - MS, addressing theoretical aspects, carrying out practical work with manipulable materials for the construction of the Hyperbola, as well as working in a computer lab using technology tools, as is the case of the SCRATCH Software and the GeoGebra Software. Thus, the results indicate that approaches that use digital technologies and concrete materials make it possible to build a space for reflection, discussion and creation of a attractive Mathematics for the student, by offering playful and differentiated contents that support mathematical learning.