ENTRE O SEMBA E O FUNK: a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

ENTRE O SEMBA E O FUNK: a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar

Ano: 2022 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Diego dos Santos Alves e Jonatas Xavier de Souza
Autor Correspondente: Diego dos Santos Alves | [email protected]

Palavras-chave: Protagonismo Negro. Educação Antirracista. Currículo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo faz uso do samba-enredo História de ninar gente grande, da Escola de Samba carioca Estação Primeira de Mangueira (2019), e do funk Céu de pipa, composto por MC Marks (2020), como fontes históricas possíveis para pensar o protagonismo negro e seu silenciamento no currículo oficial formal. Objetiva investigar a importância de práticas culturais na constituição dos saberes históricos e em ações educativas que promovam a eficácia social da lei 10.639/2003, cuja exegese se alinha à eliminação de todas as formas de discriminação racial e à promoção da igualdade. Para tanto, faz uso da chave-teórica aberta por Thornton (2004) sobre a África e os africanos na formação do Mundo Atlântico, bem como dos estudos sobre educação antirracista. Quanto ao aspecto metodológico, privilegia-se uma abordagem qualitativa, predominantemente com aporte procedimental na análise do conteúdo literal e no conceito de cultura histórica, como recursos para uma leitura crítica e holística dos estilos musicais. Os resultados indicam caminhos para práticas curriculares antirracistas a partir da utilização da poética musical no ensino de história.



Resumo Inglês:

This study uses the samba-enredo História de ninar gente grande, from the Rio de Janeiro Samba School Estação Primeira de Mangueira (2019), and the funk Céu de pipa, composed by MC Marks (2020), as possible historical sources to think about protagonism. black and its silencing in the formal official curriculum. Objective to investigate cultural practices in the learning of historical knowledge and all educational actions that promote a social education/2003, whose social exegesis of the line10. To this end, it makes use of the theoretical key opened by Thornton (2004) on Africa and Africans in the formation of the Atlantic World, as well as studies on anti-racist education. Regarding the methodological aspect, a qualitative approach is favored, predominantly with a procedural contribution in the analysis of literal content and in the concept of historical culture, as resources for a critical and holistic reading of musical styles. The results indicate paths for anti-racist curricular practices based on the use of musical poetics in the teaching of history.



Resumo Espanhol:

 

Este estudio utiliza el samba-enredo História deninar gente grande, de la Escuela de Samba de Río de Janeiro Estação Primeira de Mangueira (2019), y el funk Céu de pipa, compuesto por MC Marks (2020), como posibles fuentes históricas para pensar protagonismo negro y su silenciamiento en el currículo formal oficial. Objetivo investigar las prácticas culturales en el aprendizaje del saber histórico y todas las acciones educativas que promuevan una educación social/2003, cuya exégesis social de la línea10. Para ello, hace uso de la clave teórica abierta por Thornton (2004) sobre África y los africanos en la formación del Mundo Atlántico, así como de los estudios sobre educación antirracista. En cuanto al aspecto metodológico, se privilegia un enfoque cualitativo, predominantemente con un aporte procedimental en el análisis de contenido literal y en el concepto de cultura histórica, como recursos para una lectura crítica y holística de los estilos musicales. Los resultados indican caminos para prácticas curriculares antirracistas a partir del uso de poéticas musicales en la enseñanza de la historia.