Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos teórico-metodológicos percorridos em uma pesquisa atual que toma como unidade de análise práticas sociais [de desenhar]. Assim, busca-se discutir os ferramentais utilizados em suas potencialidades para uma história do desenho que não se opera sob um viés epistemológico, mas discursivo. Ainda, e desse modo, para uma prática historiográfica que não se limita estritamente a uma história da ciência ou uma história da educação, mas que atravessa distintos campos de saber, desenhando matemática[s] nas relações possíveis entre práticas de desenhar e práticas matemáticas sem, no entanto, limitar-se a elas.
This article aims to present the theoretical and methodological paths that have been taken in a current research that takes as a unit of analysis social practices [of drawing]. Thus, it discuss the tools used for the writing of a history of drawing that does not operate under an epistemological bias, but discursive. Yet, and thus, for a historiographical practice that limits are notstrictly a history of science or history of education, but through various fields of knowledge, drawing math[s] on the possible relationships between practices of drawing and mathematical practices without, however, be limited to them.