EPIFANIA: O CLÍMAX DA NARRATIVA NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

EPIFANIA: O CLÍMAX DA NARRATIVA NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

Ano: 2012 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Maiara Cristina Segato, Wilma dos Santos Coqueiro
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Clarice Lispector, contos, epifania

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Clarice Lispector, em muitas de suas narrativas, retrata o aprisionamento das personagens à condição feminina e o desejo de liberdade que as perseguem. Essas personagens, em um dos momentos banais do cotidiano, se deparam com o imprevisto de um súbito instante de revelação ou epifania, levando-as a um processo de autoconhecimento e a um momento de lucidez. Sendo assim, no presente trabalho, analisaremos o processo epifânico nos contos “Amor”, “Os laços de família” e “A imitação da rosa”, que integram a coletânea “Laços de família”, publicada em 1960. O trabalho pautar-se-á em estudos feitos por críticos de Clarice Lispector como: Affonso Romano de Sant’Anna (1973) e Benedito Nunes (1973, 1989).

Resumo Inglês:

Clarice Lispector, in many narratives, describes the imprisonment of the characters to the female condition and the freedom desire which pursue them. These characters, in one of the banal moments of the quotidian, they appear with the unforeseen of a sudden instant of revelation or epiphany, leading them to a process of self knowledge and to a moment of clarity. This way, in the present work, the epiphany process will be analyzed in the short stories "Amor", "Os laços de famí­lia" and "A imitação da rosa", which integrate the anthology "Laços de famí­lia", published in 1960. The work will be organized in the studies done by critical of Clarice Lispector such as: Affonso Romano de Sant'Anna (1973) and Benedito Nunes (1973, 1989).