Espetáculo e empresariamento de si no Club Penguin

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Espetáculo e empresariamento de si no Club Penguin

Ano: 2016 | Volume: 6 | Número: 15
Autores: Karla Saraiva
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Jogos, infância, empreendedor de si, Club Penguin

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo apresenta um estudo a respeito do metaverso Club Penguin, que tem por objetivo analisar que formas de vida e valores o artefato busca produzir. Assume-se, com base nas teorizações de Michel Foucault acerca da governamentalidade neoliberal, que esse artefato é orientado para a produção de indivíduos empresários de si. Os resultados apresentados mostram que o Club Penguin estimula o consumo como mecanismo de concorrência na sociedade do espetáculo e incita cada um a produzir de modo autônomo os recursos para sustentar esse consumo. Logo, o artefato busca produzir sujeitos que sejam, simultaneamente, consumidores endividados e empreendedores capazes de jogar o jogo do mercado.



Resumo Inglês:

This paper presents a study about the Club Penguin metaverse, aiming to examine what forms of life and values the artifact seeks to produce. It is assumed, based on the theories of Michel Foucault about the neoliberal governmentality, that this artifact is oriented to the production of individuals as their own businessmen. The results show that Club Penguin stimulates consumption as a competition mechanism in the society of the spectacle and it encourages each one to produce autonomously the resources to sustain this consumption. Thus, the artifact seeks to produce individuals who are both indebted consumers and entrepreneurs able to play the market game.