Este ensaio apresenta argumentos para sustentarem a afirmação da hipótese de ser o capitalismo um regime estético, que tem na manutenção e sustentação da “partilha do sensível” através de fundamentos políticos, na liberdade e na verdade da mercadorização de tudo e de todos em contexto competitivo de todos contra todos como ideal. Nossa perspectiva crítica se apoia na análise de discurso (AD), de Eni Orlandi (2009) e na estética de Jacques Rancière (2009, 2011) e Pablo René Estevez (2011). O material empírico utilizado foram uma capa de jornal, uma campanha e uma propaganda de imóvel como exemplo de como àquela razão do mundo se expressa e produz uma significação ao leitor em conformidade a ideologia capitalista.
This essay presents arguments to support the assertion of the hypothesis that capitalism is an aesthetic regime, which has in maintaining and sustaining the “sharing of the sensitive” through political foundations, in the freedom and in truth the commodification of everything and everyone in a competitive context of all against all as an ideal. Our critical perspective is based on the discourse analysis (AD), by Eni Orlandi (2009) and on the aesthetics of Jacques Rancière (2009, 2011) and Pablo René Estevez (2011). The empirical material used was a newspaper cover, a campaign and a property advertisement as an example of how that reason in the world is expressed and produces a meaning to the reader in accordance with the capitalist ideology.
Este ensayo presenta argumentos para sostener la afirmación de la hipótesis de que el capitalismo es un régimen estético, que tiene en el mantenimiento y sustentación del "reparto de lo sensible" a través de fundamentos políticos, en la libertad y en la verdad de la mercancía de todo y de todos en un contexto competitivo de todos contra todos como ideal. Nuestra perspectiva crítica se apoya en el análisis de discurso (AD), de Eni Orlandi (2009) y en la estética de Jacques Rancière (2009, 2011) y Pablo René Estevez (2011). El material empírico utilizado fue una portada de periódico, una campaña y una propaganda de inmueble como ejemplo de cómo a aquella razón del mundo se expresa y produce una significación al lector en conformidad a la ideología capitalista.