A experiência formativa internacional no Projeto Paulo Freire de Mobilidade. Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A experiência formativa internacional no Projeto Paulo Freire de Mobilidade. Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: L. P. Tonello
Autor Correspondente: L. P. Tonello | [email protected]

Palavras-chave: Mobilidade acadêmica internacional, Programa Paulo Freire, Intercâmbio.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho se configura como um relato de experiência, no qual procuro desenvolver um processo reflexivo do meu percurso de participação da mobilidade internacional, no Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em colaboração com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Este possibilitou a oportunidade de fazer um intercâmbio na Universidade de Santiago de Chile (USACH), em Santiago, no Chile. Ao final do percurso, a mobilidade internacional, se mostrou uma potencializadora na formação de professores, na inserção dos profissionais em novos contextos, experimentando novos referenciais, contribuindo para a construção de uma identidade docente individual e compartilhada. O processo, se apresenta, pela troca de experiências e formação inicial de professores, ao encontro da qualidade do ensino e da valorização da valorização da profissão docente.

Resumo Inglês:

This paper constitutes as an experience report, which I aim to develop a reflexive process of my trajectory participating of an international mobility, in the Paulo Freire Program for Academic Mobility for Undergraduate Students from University Programs of Teaching Training programs, from the Organization of Ibero-American States for Education, Science and Culture (OEI), collaborating with the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). This program made it possible for me to take part in an exchange in the Universidad de Santiago de Chile (USACH), in Santiago, Chile. At the end of the trajectory, the international mobility demonstrated to be an enhancer in teacher’s formation, in the placement of professionals in new contexts, trying new references and contributing to the construction of a new Teacher Identity, individual and collective. The process presents itself in the exchangeof experiences and teacher’s initial training, in the meeting of teaching quality, and the valorization of the teacher’s profession.