Este artigo procura re!etir sobre o estado da arte pós-moderna na cultura brasileira. O povo brasileiro é conhecido pelo “jogo de cintura” diante das adversidades, perspicácia para se adaptar às mudanças e se distingue pela forma como vive (e sobrevive), nos espaços e tempos regidos, simultaneamente, pelas estruturas medievais, industriais e pós-modernas. Eis uma experiência cultural híbrida, multiétnica e multissensorial, em que se mesclam a “naturalização da cultura” e o “ethos midiatizado”, num contexto socioeconômico em que tudo parece ao mesmo tempo farto e precário, fake e hiperreal, e isso estranhamente não afeta os vínculos comunitários, mas ao contrário, de certa forma assegura a polivalência da socialidade cotidiana.
This article seeks to re!ect on the state of art of postmodernity in Brazilian culture. The Brazilian people are known for “jogo de cintura” face of adversity, acumen to adapt to change and is distinguished by the way you live (and survive), governed in space and time, both the medieval, industrial structures and postmodern. Here is a hybrid cultural experience, multi-ethnic, multi-sensory, that mixes the “culture of naturalization” and “ethos mediatized” in a socioeconomic context in which everything looks the same tired and precarious time, fake and hyperreal, and it strangely does not a1ect Community links, but rather in a way ensures the versatility of everyday sociality.