FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Ano: 2013 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Ana Maria FALSARELLA
Autor Correspondente: Ana Maria FALSARELLA | [email protected]

Palavras-chave: Socialização docente. Formação continuada em serviço. Cultura educacional. Projeto pedagógico. Equipe gestora. Trabalho coletivo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto trata da formação continuada em serviço dos profissionais da educação, em especial dos professores, como um dos aspectos das políticas educacionais em vigor no Brasil relacionado à questão da descentralização e da gestão democrática. Entende a formação continuada em serviço como intrinsecamente relacionada à socialização docente na profissão e a escola como o lócus privilegiado para que ela ocorra no que tange à elaboração coletiva, implementação e avaliação do projeto pedagógico, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96). Levanta a questão da influência da cultura educacional na prática docente. Destaca o papel da equipe gestora da escola no desenvolvimento de um clima de trabalho colaborativo e solidário, no planejamento da formação e na articulação das ações. Aborda ainda pontos de referência para a elaboração do projeto e finaliza com sugestão de itens sobre o que é importante constar no documento, isto é, no registro do projeto da escola.