FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: CONSENSOS E DISSENSOS.

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 - Caixa Postal 174 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800-901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES NO CONTEXTO DAS TENDÊNCIAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: CONSENSOS E DISSENSOS.

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: Especial
Autores: Ana Paula Oliveira RESCIA João Augusto GENTILINI
Autor Correspondente: Ana Paula Oliveira RESCIA | [email protected]

Palavras-chave: Reformas educacionais. Formação de gestores educacionais e escolares. Competências e habilidades.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta partes dos resultados de uma pesquisa de doutoramento sobre a formação dos gestores educacionais e escolares para o início do século XXI no contexto da descentralização e das tendências das reformas educacionais na América Latina ocorridas no final da década de 1980 e nos anos de 1990. Norteados por uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfico-documental, os procedimentos metodológicos tiveram referência em estudos realizados por organismos internacionais como a UNESCO, a CEPAL e o ILPE, além de estudiosos dos diferentes paradigmas de gestão, considerando as necessidades dos sistemas de ensino latino-americanos. No caso do Brasil, buscou-se compreender as exigências de transformação de competências locais em planejamento e gestão da educação à luz de implicações e iniciativas de formação de gestores dentro desta nova realidade. Para tanto, analisou-se, com propósitos comparativos, três programas de formação de gestores educacionais e escolares em atuação na rede pública de ensino: Programa Circuito Gestão; Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) e o Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Pretendeu-se identificar as tendências de cada programa em relação à formação dos gestores educacionais e escolares, tendo em vista as transformações ocorridas na sociedade e na educação e as exigências de aquisição de novas competências e habilidades. As conclusões da pesquisa indicaram que apesar de os programas de formação terem se originado em instâncias diferentes e explicitarem, em seus pressupostos, orientações diversas, convergem para o mesmo conjunto de competências na formação de gestores educacionais e escolares.