O artigo apresenta uma análise sobre a formação de professores de arte na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (UFES), no período de 1997 a 2017. Os dados foram produzidos a partir do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologias e Infâncias (GPITI), em colaboração com o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG), em contextos vinculados ao curso de Artes Visuais nas modalidades presencial e a distância e no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação para Linguagens (LECAM-LGN). Investiga as mudanças nas práticas de formação de professores de arte mediadas por dispositivos legais que regem a formação docente no Brasil e as implicações dos dispositivos para o currículo de formação inicial de professores. Fundamenta a análise na categoria marxiano-lukacsiana das mediações, enquanto processos sociais que engendram práticas a partir dos contextos em que são produzidas. O estudo identifica importantes mudanças naformação de professores de arte fomentadas por políticas públicas, pela introdução de novas tecnologias e pela participação de sujeitos advindos de contextos sociais de grande diversidade cultural e identitária.
The article presents an analysis on the training of art teachers at the Federal University of the State of Espírito Santo (UFES), from 1997 to 2017. The data were produced from the research group Image, Technologies and Children (GPITI), in collaboration with the Teacher Education Observatory within the scope of Art Teaching (OFPEA / BRARG), in contexts linked to the Visual Arts course in person and distance and in the Degree Course in Rural Education with Language Qualification (LECAM -LGN). It investigates changes in art teacher training practices mediated by legal provisions that govern teacher education in Brazil and the implications of the provisions for the initial teacher education curriculum. It bases the analysis in the Marxian-Lukacsian category of mediations, as social processes that engender practices from the contexts in which they are produced. The study identifies important changes in the training of art teachers fostered by public policies, by the introduction of new technologies and by the participation of subjects from social contexts of great cultural and identity diversity.
El artículo presenta un análisis sobre la formación de profesores de arte en el Universidad Federal de Espírito Santo (UFES), en el período de 1997 a 2017. Los datos fueron producidos a partir del grupo de investigación Imagen, Tecnologías e Infancias (GPITI), en colaboración con el Observatorio de la Formación de Profesores en el ámbito de la Enseñanza de Arte (OFPEA / BRARG), en contextos vinculados en el curso de Artes Visuales en las modalidades presencial y a distancia y en el curso de Licenciatura en Educación del Campo con Habilitación para Lenguajes (LECAM-LGN). Investiga los cambios en las prácticas de formación de profesores de arte mediadas por dispositivos legales que rigen la formación docente enBrasil y las implicaciones de los dispositivos para el currículo de formación inicial de profesores. Fundamenta el análisis en la categoría marxiano-lukacsiana de las mediaciones, en cuanto procesos sociales que engendran prácticas a partir de los contextos en que se producen. El estudio identifica importantes cambios en la formación de profesores de arte fomentados por políticas públicas, por la introducción de nuevas tecnologías y por la participación de sujetos provenientes de contextos sociales con gran diversidad cultural e identitaria.