Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, propõe uma discussão acerca da formação em gênero e da educação para a sexualidade, na tentativa de compreender como a igreja, a família e a escola têm, historicamente, contribuído para a Educação, principalmente de crianças e jovens em idade escolar, de acordo com seus preceitos. Assim, defendemos que a família e a igreja podem contribuir na formação dos indivíduos – com afeto, carinho, costumes –, porém, à escola cabe disseminar conhecimentos científicos, de modo a mostrar as várias formas de vivenciar e construir as identidades pessoais, sempre com caráter emancipatório, para a convivência e o reconhecimento das diferenças, além do respeito entre os sujeitos.
This paper proposes a discussion about the Gender Formation and the Education for sexuality, in order to understand how church, family and school have, historically, contributed to the Education, especially for children and young in school years, according to their own precepts. Thus, we argue that the family and the church can contribute to the formation of individuals – with affection, care, customs – but to the school it is necessary to disseminate scientific knowledge in order to show the various ways of experiencing and constructing personal identities, always with emancipatory intention, for the coexistence and the recognition of the differences, besides the respect among the subjects.
Este artículo propone una discusión acerca de la Formación en Género y de la Educación para la Sexualidad en el intento de comprender como la iglesia, la familia y la escuela tienen históricamente contribuido para la Educación, principalmente de niños y jóvenes en edad escolar, de acuerdo con sus preceptos. Así, defendemos que la familia y la iglesia pueden contribuir en la formación de los individuos – con afecto, cariño, costumbre –, sin embargo, a la escuela le toca diseminar conocimientos científicos de modo a enseñar las varias maneras de vivencia y construir las identidades personales siempre con carácter emancipado para la convivencia y el reconocimiento de las diferencias, además del respeto entre los sujetos.