Este trabalho, ao passo em que descreve um breve histórico sobre a educação à distância no Brasil, tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada pela professora tutora Eunice Aparecida Borsetto, bem como seus resultados da utilização da fotografia na realização de uma atividade didática de metodologia ativa de Produção de Aprendizagem Significativa, na disciplina Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade de Educação a Distância, com a Turma 091 A, da Universidade Tiradentes – UNIT, Campus Aracaju – Centro, Estado de Sergipe. A metodologia utilizada para este artigo é descritiva, do tipo relato de experiência, unindo Ensino e Pesquisa e aproximando o conteúdo letivo à vivência fora da sala de aula. Os resultados e discussões fundamentam-se, sobretudo, nas ideias levantadas pela pesquisa e extensão do Professor Adeilton Santana Nogueira, publicadas em seu artigo “O uso de fotografia na docência de filosofia: justificativas, paradigmas e possibilidades” (NOGUEIRA, 2017), a partir do qual se gerou a iniciativa em experimentar, de forma inovadora, a sua proposta didática com fotografias, na experiência e busca da aprendizagem significativa ao se procurar, no cotidiano dos próprios alunos e, por eles mesmos, situações que remetam aos assuntos ministrados em aula, através da interação e criatividade dos discentes que ora relatamos.
This work, while describing a brief history of Distance Education in Brazil, aims to report the pedagogical practice performed by teacher/tutor Eunice Aparecida Borsetto, as well as its results in the use of photography in the performance of a didactic activity of active methodology of Meaningful Production of Learning, in the Anthropological and Sociological Fundamentals discipline, of the Superior Course of Technology in Human Resources Management, in the Distance Education modality, with Group 091 A, Tiradentes University - UNIT, Campus Aracaju - Center, State of Sergipe. This article used a descriptive methodology, of the experience report type, linking Teaching and Research and approximating the theoretical content to the experience outside the classroom. The results and discussions are based, above all, on the ideas raised by the research and extension of teacher Adeilton Santana Nogueira, published in his article “The use of photography in philosophy teaching: justifi cations, paradigms and possibilities” (NOGUEIRA, 2017), from which was generated an initiative to experiment, in an innovative way, his didactic proposal with photographs in the experience and search of a meaningful learning when looking for, in the daily lives of the students and by themselves, situations that reported to the subjects taught in class initiative through the interaction and creativity of the students we are reporting.
Este trabajo, al paso que describe un breve histórico sobre la educación a distancia en Brasil, tiene como objetivo relatar la práctica pedagógica realizada por la profesora tutora Eunice Aparecida Borsetto, así como sus resultados en la utilización de la fotografía en la realización de una actividad didáctica. La metodología activa de Producción de Aprendizaje Signifi cativo en la asignatura Fundamentos Antropológicos y Sociológicos, del Curso Superior de Tecnología en Gestión de Recursos Humanos, bajo la modalidad de Educación a Distancia, en la Clase 091 A, de la Universidade Tiradentes - UNIT, Campus Aracaju - Centro, Estado de Sergipe. La metodología utilizada para este artículo es descriptiva, del tipo relato de experiencia, y une Enseñanza e Investigación, acercando el contenido lectivo a la vivencia fuera del aula. Los resultados y discusiones se centran, sobre todo, en las ideas planteadas por la investigación y extensión del Profesor Ms. Adeilton Santana Nogueira, publicadas en su artículo “O uso de fotografi a na docência de fi losofi a: justifi cativas, paradigmas e possibilidades” (NOGUEIRA, 2017), a partir del cual se generó la iniciativa por experimentar, de forma innovadora, su propuesta didáctica con fotografías, en la experiencia y búsqueda del aprendizaje signifi cativo al buscar en el cotidiano de los propios alumnos y por ellos mismos, situaciones en las cuales se reporte a los asuntos en la clase, a través de la interacción y de la creatividad de los discentes relatados anteriormente.