GAMIFICAÇÃO: MODELAGEM DE CONTEÚDOS PARA PROGRAMAS E APLICATIVOS EDUCATIVOS NO AMBIENTE DA TV DIGITAL INTERATIVA

Revista Ibero-America de Estudos em Educação

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ISSN: 1982-5587
Editor Chefe: José Luís Bizelli
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

GAMIFICAÇÃO: MODELAGEM DE CONTEÚDOS PARA PROGRAMAS E APLICATIVOS EDUCATIVOS NO AMBIENTE DA TV DIGITAL INTERATIVA

Ano: 2014 | Volume: 9 | Número: 3
Autores: Marcos AMÉRICO Shelley Costa NAVARI Francisco Rolfsen BELDA
Autor Correspondente: Marcos AMÉRICO | [email protected]

Palavras-chave: Gamificação. TV digital interativa. Roteirização. Aplicativo educativo. Modelagem de conteúdo e processo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a implantação da TV Digital no Brasil, surge a necessidade de se fomentar a concepção e produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentem mensagens educativas a partir do Edutretenimento. Este estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários, através de uma narrativa que incentive a motivação intrínseca para o entretenimento e o aprendizado nesses meios. Existem poucos modelos de roteiros para a produção de aplicativos, sobretudo educacionais, com aplicações interativas simultâneas para o fluxo televisivo ou para o conteúdo complementar da programação ofertada. Por essa razão, é atribuída uma atenção especial ao roteiro, em virtude de se inserir, em sua construção, os elementos que compõem a mecânica e a dinâmica dos jogos. Como resultado, é apresentado o verbete “Gamificação-TVDI”, bem como o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de conteúdo e de processo, apoiada em mapas conceituais, wireframes e roadmaps, fundamentando a concepção e a elaboração de um protótipo de roteiro com elementos de gamificação para programas educativos e seus aplicativos de interação.